Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Maio 11, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

APAV promove seminário e nova campanha para assinalar Dia Europeu da Vítima de Crime

Para assinalar o Dia Europeu da Vítima de Crime, celebrado internacionalmente a 22 de fevereiro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresenta as estatísticas/infografia sobre o apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual, promove um seminário/debate e lança uma nova campanha de sensibilização.

- Publicidade -

O estudo reflete a atividade desenvolvida pela Rede CARE nos seus primeiros dois anos de existência, 2016 e 2017. Esta rede, inserida no âmbito do Projeto CARE (atualmente cofinanciado pela iniciativa Portugal Inovação Social/PO ISE/Portugal 2020/União Europeia – Fundo Social Europeu e com investimento social da Fundação Calouste Gulbenkian), é uma solução inovadora no que respeita ao apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual.

Nestes dois anos de atividade foram apoiadas 446 crianças e jovens vítimas de violência sexual, o que corresponde a cerca de 19 novos processos de apoio por mês. A maioria das vítimas são raparigas, especialmente entre com idades entre os 14 e os 17 anos.

- Publicidade -

O estudo revela que, destes processos de apoio, a maioria dos atos violentos aconteceu de forma continuada, sobretudo em contexto intrafamiliar.

Paralelamente, o seminário/debate “Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual”, que se realiza esta quinta-feira, dia 22, nos Serviços de Sede da APAV, pretende ser uma reflexão sobre o apoio que se presta a crianças e jovens vítimas de violência sexual, nas diferentes áreas: direito, psicologia e apoio social.

Aproveitando a data, a APAV apresenta ainda uma nova campanha de sensibilização. A campanha “Pode servir a qualquer pessoa” pretende alertar para o facto de todas as pessoas poderem ser, em algum momento das suas vidas, vítimas de crime. Esta ação resulta da parceria com a Escola Superior de Comunicação Social e foi desenvolvida por um grupo de alunos: Beatriz Matos Pires, Cristiana Soalheiro, Maria Inês Coimbra, Maria João Citério, Miguel Rosa e Sofia Fernandes.

A APAV está disponível para apoiar, através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (chamada gratuita, dias úteis 09h-21h), Messenger (Facebook), vídeochamada (Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome