Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

ANDEBOL: JAC Alcanena perto do pleno de vitórias no fim de semana

As equipas de andebol do Juventude Amizade e Convívio (JAC), clube de Alcanena, tiveram mais um fim de semana de atividade nos vários campeonatos em que estão inseridas.

- Publicidade -

No sábado, para a 9ª jornada do Campeonato Nacional de Juvenis Femininos, a equipa do JAC recebeu e venceu a Juventude do Liz por 28-18, cimentando assim a liderança na Zona 4 da competição, com nove vitórias e outras tantas partidas.

Também no sábado, mas para o Torneio de Abertura de Infantis Femininos, dupla vitória da equipa do JAC. Frente ao Dom Fuas Roupinho (37-4) e à SIR 1º de Maio (39-5). Neste torneio a equipa do JAC também é líder, somando cinco vitórias em cinco jogos.

- Publicidade -

Infantis
Equipa de Infantis do JAC

Já no domingo, entraram em ação as Juniores e as Iniciadas.

Para o Campeonato Nacional de Iniciados Femininos, em jogo da 11ª ronda, o JAC venceu no seu pavilhão a Casa do Benfica de Castelo Branco, por uns concludentes 52-9, somando assim neste altura, 10 vitórias e 1 empate, o que lhe confere a liderança da Zona 4.

A equipa mais velha do JAC, para a 9ª jornada da Zona 3 do Campeonato Nacional de Juniores Femininos, deslocou-se à Marinha Grande, tendo perdido frente à SIR 1º de Maio por 28-27. No entanto mesmo com esta derrota, a equipa do concelho de Alcanena, continua líder da Zona, com 8 vitórias e uma derrota.

O JAC, é uma coletividade que conta com uma história de 47 anos, sendo uma associação cultural, social, recreativa e desportiva. Situada em Alcanena, conta com algumas modalidades desportivas federadas, nomeadamente, Andebol, Natação, Snooker e campismo.

Juniores
Juniores Femininos do JAC

Em 2004 o clube iniciou uma nova etapa no seu progresso social, cultural e desportivo com a constituição da Secção de Andebol, atualmente com cerca de 70 atletas federadas.

No ano de 2010, a Federação de Andebol de Portugal reconheceu oficialmente o JAC Alcanena como Centro de Formação de Andebol Feminino, um dos cinco clubes com andebol feminino em Portugal com este estatuto.

Estando na 11ª época desportiva, o clube já conquistou em 10 épocas, 8 Títulos de Campeão Nacional, 1 Título de Vice-Campeão Nacional e 2 Encontros Nacionais. Quinze das suas atletas chegaram a Internacionais. Conta com presenças na 1ª Divisão Nacional de Seniores Femininos e qualificação para as Competições Europeias nas épocas 2013/2014 e 2014/2015, sendo que na última conseguiu ir até aos oitavos de final da chalange Cup EHF, e foi finalista vencido da taça de Portugal de andebol sénior feminino.

Para a época 2015/2016, o projeto desportivo para o Centro de Formação de Andebol Feminino integrará 6 escalões de formação femininos: Bambis, Minis, Infantis, Iniciadas, Juvenis e Juniores.

Bambis – Atletas desde os 6 anos até aos 8 anos de idade. O JAC tem uma aposta forte neste escalão, onde é feita toda a iniciação na pratica do andebol, com o objetivo de angariar o maior numero possível de eventuais atletas, e com eles participar nos diversos festand’s realizados em todo o país.

Bambis
Equipa de Bambis do JAC

Minis – Atletas com 9 e 10 anos de idade. Participação em competições regionais, sendo o objetivo conquistar acesso direto ao encontro nacional de minis onde se apura o vencedor do mesmo ao nível nacional.

Minis
Equipa de Minis do JAC

Infantis – Atletas de 11 e 12 anos de idade. Participação em competições regionais, nacionais e apurar-se para o encontro nacional de Infantis, onde na época passada o JAC foi vice-campeões. O grande objetivo para esta época e ganhar a competição.

Iniciadas – Atletas de 13 e 14 anos de idade. Participação no campeonato nacional de Iniciados femininos, onde o grande objetivo é estar presente na fase final, disputada entre 4 equipas, o objectivo secundário passa por tentar ganhar o título nacional. Na época passada o acesso à fase final não foi conseguido, tendo conquistado o 5º lugar no campeonato nacional.

Iniciadas
Iniciados Femininos do JAC

Juvenis – Atletas de 15 e 16 anos de idade. Participação no campeonato nacional de Juvenis femininas. Na época passada defendeu o título de campeão, mas na fase final não conseguiram melhor que o 3º lugar no campeonato nacional. Para esta época o objetivo é reconquistar o título.

Juniores – Atletas de 17 e 18 anos de idade. Há duas épocas que o JAC não tinha este escalão, sendo que a última vez que o teve foi campeão nacional. Este ano com o reativar do escalhão, objetivo passa por ficar nas 4 melhores equipas nacionais.

Passados 4 meses de provas, o JAC em todos os escalões, conta apenas com uma derrota, estando em 1º classificado em todos os escalões.

Juvenis
Equipa de Juvenis do JAC

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome