Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

ANAFRE | Seminário de Proteção Civil para Autarcas de Freguesia

A Delegação Distrital da ANAFRE e a Autoridade Nacional de Proteção Civil  organiza este sábado, dia 19 de novembro, o “Seminário de Proteção Civil para Autarcas de Freguesia” que consiste numa formação intensiva para presidentes de Junta de Freguesia.

- Publicidade -

No Auditório da Quinta das Pratas, Cartaxo, os autarcas terão oportunidade de aprender com os Comandantes da Proteção Civil e prepararem-se para as mais diversas situações com que são confrontados nas aldeias, vilas e cidades do distrito de Santarém.

Na sessão de encerramento serão distribuídos kits a todas e todos os presidentes de Junta presentes.

- Publicidade -

Já no dia 28 de outubro decorreu um seminário promovido pelo Ministério da Administração Interna e pela Associação Nacional de Freguesias, que visou sensibilizar os autarcas de freguesia para os assuntos da área da proteção civil e inserido na estratégia de reforço do papel das freguesias no Sistema de Proteção e Socorro.

O programa abordou a organização da proteção civil em Portugal, as operações de socorro, os riscos naturais e tecnológicos, o planeamento de emergência e a sensibilização e informação pública, e teve como propósito dar a conhecer aos participantes os instrumentos e meios existentes para fomentar e estruturar a organização da proteção civil ao nível das freguesias.

Os autarcas tomaram também contacto com as capacidades da ANPC em matéria de monitorização, socorro e assistência, designadamente através da visita ao Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) e ao Centro Tático de Comando (CETAC).

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome