Sábado, Janeiro 22, 2022

Especial Mação | Retrato das Freguesias: Amêndoa

No âmbito da Feira Mostra, este ano na sua 24ª edição, o mediotejo.net visita o Concelho de Mação, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 6 freguesias que o compõem.

Em 1165 Amêndoa foi doada aos Templários por D. Afonso Henriques depois de a ter conquistado aos mouros, a cuja ordem pertenceu até 1174. Em 1231 pertencia à Ordem de Malta e em 1372 a sua jurisdição foi doada por D. Fernando I a Afonso Fernandes de Lacerda. Em 1514, por ordem de D Manuel, passou a ser Comenda da ordem de Cristo. Após 600 anos como sede de concelho, com apenas uma freguesia, em 1836 Amêndoa desceu a essa categoria foi integrada no Concelho de Vila de Rei. Está integrada no concelho de Mação desde 1878.

Os Romanos chamaram a esta terra Amindula que se situava à beira da estrada que ligava Egitânia (Idanha-a-Nova) a Tubucci (Abrantes). Segundo a tese do professor e historiador Adriano Vasco Rodrigues, a palavra ‘Amêndoa’ derivará da palavra árabe ‘Al-mendála’, que aponta a origem desta localidade baseada na cultura da amendoeira.

Tem a palavra… Luis Filipe Aparício Lopes, 36 anos, no cargo desde 2013 em representação do PS.

- Publicidade -

O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
Tem de melhor a qualidade de vida e pior a falta de oferta de trabalho.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Mação?
Positiva.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
Verbas reduzidas.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
Poder finalizar as situações a que nos comprometermos para bem da freguesia e as pessoas reconhecerem.

Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… cumprir a metas a que me comprometi.

Retrato da Freguesia

Orago: Nª Srª da Conceição
Localidades: Aldeia de Eiras, Amêndoa, Cabo, Chão da Bica, Chão de Lopes (Chão de Lopes Grande e Chão de Lopes Pequeno), Cimo do Vale, Fonte de Amêndoa, Gargantada, Granja, Juntos, Martinzes, Monte Fundeiro, Palheirinhos, Pé da Serra, Perogonçalves, Revelha, Vale de Vacas, Robalo e Vinha Velha.
Área: 37 Km2
População: 515 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 14 de maio de 2001

Descrição: Escudo de negro, dois ramos de amendoeira de ouro, frutados de prata, com os pés passados em aspa, em chefe, cruz da Ordem de Cristo, perfilada de prata e, em campanha, monte de ouro, movente da ponta e rematado por pano de muralha de prata, lavrado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “AMÊNDOA – MAÇÃO“.

Comecei numa das primeiras rádios locais do País, nos idos anos ‘80, passei pelas (então) novas áreas da informática, a par dos estudos da faculdade, e dediquei duas décadas à banca de investimento, até a Troika decidir mudar-me a vida. Troquei a capital por Abrantes e os números pelas letras. Não gosto do acordo ortográfico, continuarei a usar os "P" e dos "C", mesmo que não se leiam. A par da gestão e produção de vários projetos do grupo editorial do mediotejo.net fui desenvolvendo uma receita de compota de pimento que foi premiada em 2017 pela Inov’Linea e dois anos depois abri um espaço de restauração no centro histórico de Abrantes onde sirvo diariamente refeições com dois ingredientes especiais: amor e carinho.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome