Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena/Bugalhos: Faleceu aos 101 anos o poeta Manuel Gertrudes

Faleceu na sexta-feira, dia 29 de abril de 2016, com a bonita idade de 101 anos, o poeta Manuel António Ferreira da Gertrudes que nasceu a 11 de julho de 1914 na freguesia de Bugalhos, Alcanena.

- Publicidade -

“Paz à sua alma! Os meus sentimentos a toda a família. Um grande Homem que estará sempre connosco!”, comentou a presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, na sua página da internet, a propósito da morte do Homem e Poeta.

Após terminar a 4ª classe Manuel da Gertrudes foi para o Seminário de Santarém mas não terminou o curso devido a doença grave.

- Publicidade -

Lecionou no ensino primário a adultos e crianças, tendo-lhe sido atribuído um prémio pelo Ministério da Educação como prova do seu desempenho e dedicação. Devido à tuberculose, que o atormentou durante 5 anos, abandonou o ensino.

Trabalhou depois na Comissão Reguladora do Comércio Local de Alcanena e na Caixa de Crédito Agrícola. Terminou a sua carreira numa empresa de metalomecânica.

Já reformado dedicou-se ao comércio de frutas durante 15 anos.

Publicou o seu primeiro livro “Versos Meus” em 2007, e, a propósito do seu centésimo aniversário, publicou em 2014 “Quadras Soltas e Mais Alguma Poesia”.

Residia actualmente em Gouxaria, Alcanena, e foi um frequentador assíduo do Encontro Mensal de Poetas na Biblioteca Municipal de Alcanena.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome