- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Alcanena | ‘Walking Festival’ desafia a caminhadas por Bugalhos e PNSAC

A Câmara Municipal de Alcanena promove entre os dias 26 e 28 de abril, na freguesia de Bugalhos e no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) a edição de 2019 do “Alcanena Walking Festival”. Esta é uma iniciativa municipal, financiada por fundos europeus, que tem por objetivo dar a conhecer o concelho de Alcanena através de uma aposta nas caminhadas pelas paisagens rurais e serranas características do território. Este ano há ainda espaço para workshops e degustação de produtos locais.

- Publicidade -

O programa arranca numa sexta-feira, dia 26, pelas 19h00, com uma caminhada noturna, com ponto de encontro no Centro Recreativo Cultural e Social de Filhós. Pela mesma hora, no mesmo local, decorre um Open de Orientação Noturna, seguindo-se às 22h00 um workshop de dança e baile folk e degustação de produtos locais.

No sábado, dia 27, a partir das 09h00, decorrem um conjunto de caminhas temáticas, com ponto de encontro na junta de Bugalhos: Caminhada Radical, Caminhada Interpretativa, Caminhada Histórias dos Bugalhos e Caminhada Olhos d’Água. Pelo mesmo horário, na Serra de Santo António, há passeio com burros na Quinta da Escola.

- Publicidade -

As atividades continuam da parte da tarde, a partir das 14h30, com workshops comunitários em Produção de Aguardente de Figo, Confeção de Doçaria de Chícharo, Produção de Licor de Chícharo & Confeção de Queijo e Confeção de Pão Caseiro. Também aqui o ponto de encontro é na junta de Bugalhos, onde às 17h30 decorre nova workshop, desta vez designado Caminhada na Natureza by Decathlon, e às 18h30 a população é convidada a conhecer o processo de maturação da fruta, com caminhada e visita à base logística do Grupo Mosqueteiros.

Para os noctívagos, pelas 19h45 há “Noite dos Morcegos”, com ponto de encontro no Centro de Ciência Viva do Alviela.

No domingo, 28 de abril, as caminhadas recomeçam às 09h00, segundo a rota do PR2 ACN – Fontes Naturais, numa atividade com degustação de produtos locais. O ponto de encontro torna a ser a junta de Bugalhos.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, incluindo seguro de acidentes pessoais. É recomendado que se leve água, sapatilhas de montanha e roupa adequada a caminhar no campo/natureza e às condições meteorológicas.

O Alcanena Walking Festival 2019 é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena, organizada em conjunto com a junta de freguesia de Bugalhos, financiada pelo FEDER, através do programa PROVERE, do Centro 2020, enquadrada no âmbito do Portugal 2020, com os apoios da junta de freguesia de Monsanto, da junta de freguesia de Serra de Santo António, da junta de freguesia da União das Freguesias de Alcanena e Vila Moreira e da junta de freguesia da União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro. A iniciativa conta também com os apoios da Decathlon e do Grupo Os Mosqueteiros.

 

 

 

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome