Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena: Voto de pesar pelo professor Moniz Pereira

O executivo municipal de Alcanena votou favoravelmente um voto de pesar pelo Professor Moniz Pereira, o “senhor atletismo”, que faleceu a 31 de julho com 95 anos. Não possuindo ligações ao concelho, o voto de pesar teve em consideração o “reconhecimento da sua meritória carreira” e os “bons exemplos que deu ao longo da sua vida”.

Mário Alberto Freire Moniz Pereira nasceu em Lisboa em 1921. Fez a sua formação superior no Instituto Nacional de Educação Física de Lisboa, onde lecionou durante 27 anos. Participou em 12 Jogos Olímpicos, 13 Campeonatos da Europa e 21 Campeonatos do Mundo de Cross como técnico de atletismo. Praticou andebol, basquetebol, futebol, hóquei em patins, ténis de mesa, voleibol e atletismo. Recebeu ainda várias medalhas em salto em altura, triplo salto e salto em comprimento.

Era o sócio nº2 do Sporting e foi técnico do clube em várias modalidades. Os atletas Carlos Lopes, Fernando Mamede, Domingos Castro e Dionísio Castro, Rui Silva, Francis Obikwelu e Naide Gomes trabalharam com ele, tendo chegado a Selecionador Nacional de Atletismo e de Voleibol, entre muitos outros cargos que desempenhou. Em 2001 recebeu o Emblema de Ouro da Associação Europeia de Atletismo, a mais alta condecoração individual na modalidade.

A par de uma preenchida carreira desportiva, Moniz Pereira foi ainda compositor musical, tendo composto 114 temas, com especial interesse pelo Fado. Tais músicas foram interpretados por artistas como Amália Rodrigues ou Carlos do Carmo.

Faleceu em Lisboa em resultado de uma pneumonia.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome