Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Município convida jovens a apresentar projetos de voluntariado

O município de Alcanena apresentou na sexta-feira, 14 de setembro, o projeto “Jovens Ativos”, uma iniciativa que convida os jovens entre os 13 e os 25 anos do concelho a apresentar projetos de voluntariado dentro das áreas de intervenção da Câmara Municipal. Os projetos podem ter entre 5, 10 ou 15 dias e serem dinamizados por uma a três pessoas. Para estes jovens haverá depois um prémio em bens, o qual fica à sua escolha mediante o valor que for atribuído à iniciativa.

- Publicidade -

A apresentação do projeto integrou o Fórum da Juventude e surge na sequência de outras iniciativas da Câmara de Alcanena, como o Orçamento Participativo Jovem. “Este é um projeto ligeiramente diferente”, comentou o vereador Hugo Santarém na sessão que decorreu no Cine-teatro São Pedro, “aqui vocês estruturam a ideia, é voluntariado”.

Trata-se de uma atividade que pretende promover a cidadania entre os mais novos, através de um espaço que quer estimular a criatividade, a ocupação de tempos livres e proporcionar experiências enriquecedoras. Dentro das áreas de competência do município  – Desporto, Cultura, Ensino, Cine-teatro, Ambiente, Proteção Civil, Biblioteca, praia dos Olhos de Água, etc – os jovens estão livres de propor um projeto que dure entre 5, 10 ou 15 dias, preferencialmente a ser concretizado durante os período de interrupção letiva.

- Publicidade -

Há um prémio final, mas há deveres a ser cumpridos pelo jovem: assiduidade, pontualidade, cumprimento das atividades previstas no projeto e elaboração de um relatório final de avaliação do projeto. O prémio traduz-se em bens (umas sapatilhas, uma mochila, um aparelho eletrónico, etc), que são escolhidos pelo voluntário.

Quem participe sozinho pode escolher um bem até ao valor de 50 euros (por um projeto de 5 dias), 100 euros (por 10 dias) ou 150 euros (por 15 dias). Os valores sobem se a participação for em grupo. Uma atividade de voluntariado promovida por três jovens recebe prémios de 100 euros cada (por 5 dias), 200 euros cada (por 10 dias) e 300 euros cada (por 15 dias).

As inscrições abrem esta segunda-feira, 17 de setembro, e decorrem até 28 de dezembro, sendo que serão aprovados até cinco projetos. O júri, encabeçado pela presidente da Câmara, vai privilegiar a inovação e a criatividade. “Queremos o mais possível que os jovens participem”, referiu Ana Inácio, da Divisão de Desenvolvimento Humano e Social.

A inscrição pode ser realizada no site do município.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome