Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Município com sabor a azeite e ervas aromáticas este fim-de-semana (c/vídeo)

Encontra-se a decorrer até domingo, 4 de junho, o IV Festival do Azeite e Ervas Aromáticas, uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena que desafiou os restaurantes e pastelarias do concelho a disponibilizar um ementa à base do azeite e ervas aromáticas. Na quinta-feira, 1 de junho, a abertura do certame contou com uma prova de azeite, promovida pelo grupo de Provadores de Azeite do Ribatejo.

- Publicidade -

Aderiram ao Festival 15 restaurantes e seis pastelarias com serviço de refeições do concelho de Alcanena, explicou a presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira. Estão representadas quase todas as freguesias, com excepção do Espinheiro e Moitas Venda por não terem espaços com estas características. A autarca manifestou o desejo que “estes restaurantes possam ser visitados por pessoas de fora do concelho” e que estas possam aproveitar a oportunidade “para visitar e conhecer melhor o concelho de Alcanena”.

IV Festival do Azeite e Ervas Aromáticas. Presidente da Câmara Fernanda Asseiceira

Publicado por mediotejo.net em Quinta-feira, 1 de Junho de 2017

- Publicidade -

À comunicação social, Fernanda Asseiceira explicou que a iniciativa visa “promover recursos endógenos do nosso concelho”, neste caso o azeite e as ervas aromáticas, “mas também para dinamizar toda a nossa gastronomia de forma geral”, assim como a economia local. Por isso “também veio a ser alargado a possibilidade de integrarem este festival até alguns cafés, pastelarias, que hoje já oferecem refeições”, adiantou. Segundo Fernanda Asseiceira as anteriores edições do Festival tiveram bastante recetividade.

Para marcar a abertura do certame realizou-se nos Paços do Concelho uma prova de azeites dos lagares do município, com a presença de uma plataforma de provadores, os Provadores de Azeite do Ribatejo, em que um dos elementos é o pároco de Alcanena, Carlos Casqueiro. O clérigo e provador de azeite esclareceu que a plataforma existe há 21 anos e já se encontra reconhecida institucionalmente, sendo a sua função fazer uma “análise sensorial” dos azeites que estão no mercado. “Em caso de conflitos (sobre a qualidade do azeite) nós desempatamos”, explicou aos presentes.

Padre Carlos Carrasqueiro é provador de azeite e abriu o certame na quinta-feira, 1 de junho. Foto: mediotejo.net

Este serviço é prestado de forma gratuita, “mas é um serviço que prestamos ao Ribatejo, a Portugal”, salientou. Cada azeite é único, explicou, resultado das características do solo e climáticas. Nestas análises não está em questão o gosto, frisou, mas os defeitos e qualidades do produto, sendo necessário “comer” o azeite para esse trabalho. Quem não o conseguir fazer, alertou, não pode ser provador.

Os pratos e doces feitos com base em azeite e ervas aromáticas vão estar disponíveis nos espaços: Caneiro’s; Cantinho dos Sabores; Central;O Cantinho dos Charutos; O Cantinho do Toino;O Mal Cozinhado; Olhos d’Água; O Patanisca Dourada; O Regato; O Penedas; O Peregrino; Retiro dos Pacatos; Simões; Tasquinha da Feira; Tertúlia do Gaivoto; A Gena; Avó Olinda; Broa de Mel; Flor do Campo; Jumaflor; Renault.

Integrado no IV Festival do Azeite e das Ervas Aromáticas, decorre a 3 de junho, sábado, pelas 9 horas, na Serra de Santo António, o Percurso Pedestre “No Trilho das Oliveiras e das Ervas Aromáticas”, com concentração no Largo da Igreja.

Também no âmbito do Festival, de 2 a 4 de junho, sexta a domingo, o Pavilhão Multiusos de Alcanena recebe o 10º Festival Gastronómico do Caracol de Alcanena, uma organização do JAC – Juventude Amizade e Convívio.

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here