Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Município avança com 2,3 ME para requalificação da Escola Secundária

O executivo de Alcanena aprovou a 26 de abril, e posteriormente a Assembleia Municipal a 28 de abril, o início do procedimento da empreitada de requalificação da Escola Secundária de Alcanena. A obra ultrapassa os 2,3 milhões de euros.

- Publicidade -

A empreitada, com um valor total é de 2.363.079,02€ (IVA incluído), tem um prazo de execução de 24 meses, devendo decorrer nos anos de 2022 e 2023. Os encargos vão ser repartidos pelos dois anos, conforme aprovação da Assembleia Municipal.

Segundo informação da Câmara, o projeto de requalificação da Escola Secundária de Alcanena contempla a requalificação geral do estabelecimento de ensino, dotando-o de “todas as condições e exigências construtivas, funcionais, pedagógicas e educativas, de forma a proporcionar a integração e o desenvolvimento das atuais atividades letivas, culturais, formativas e sociais”.

- Publicidade -

A intervenção passa pelo aproveitamento e rentabilização do edificado existente, adaptando-o às necessidades atuais, para além da remoção do fibrocimento existente, substituindo-o por um novo revestimento, a par de outros trabalhos, como a reparação de elementos construtivos envolventes, platibandas e sistema de drenagem de águas pluviais, pintura exterior dos blocos, substituição das caixilharias exteriores por caixilharia com corte térmico e vidros duplos e substituição de estores, adaptação e beneficiação do interior dos blocos, com substituição de pavimentos, carpintarias e infraestruturas, entre outros.

Haverá ainda intervenção nos WCs, no bloco oficinal, no bloco de curtumes e no Pavilhão Desportivo. Nos espaços exteriores prevê-se a reparação/conservação da vedação e substituição parcial correspondente ao limite principal do terreno escolar, assim como nas áreas de betuminoso, colocação de novo mobiliário e equipamento de recreio; conservação do campo de jogos e da vedação envolvente, entre outros.

O Projeto de Especialidade de Segurança contra Incêndios em Edifícios (SCIE), obteve já o parecer favorável da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que considerou estarem reunidos todos os critérios definidos pela legislação em vigor.

Foi também presente à reunião de Câmara a declaração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro na qual se declara que o projeto da Escola Secundária de Alcanena, cujo beneficiário é o município de Alcanena, está previsto no PDCT – Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com uma dotação de 2.878.186,97 euros para a respetiva candidatura.

O executivo municipal deliberou também escolher o Concurso Público como procedimento concursal a adotar, aprovou as peças do procedimento, a designação da constituição e competências do júri do procedimento e a designação do gestor de contrato.

O projeto de execução, elaborado pela empresa Arquivisão – Arquitetura e Urbanismo, Sociedade Unipessoal, Lda., foi fornecido pela DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, termina a informação municipal.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome