- Publicidade -

Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
- Publicidade -

Alcanena | Município aprova voto de pesar pelo falecimento de Mário Salgueiro

O executivo municipal de Alcanena aprovou por unanimidade na sessão de 15 de julho, segunda-feira, um voto de pesar pelo desaparecimento do médico Mário Salgueiro, a 11 de junho, aos 82 anos de idade. Mário Salgueiro foi médico em Alcanena e diretor do Hospital Distrital de Torres Novas, lecionando aquando a sua morte na Academia Sénior de Alcanena.

- Publicidade -

A voto da pesar partiu da presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, e foi seguido de um minuto de silêncio. Refere o texto que “faleceu no dia 11 de junho de 2019, aos 82 anos de idade, o Sr. Dr. Mário Alberto de Oliveira Salgueiro. Nascido em Angola, a 28 de fevereiro de 1937, fez o liceu no Liceu Nacional Salvador Correia, de Luanda, tendo-se licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra”.

Mário Salgueiro foi alferes de Cavalaria, tendo cumprido o serviço militar em Angola, onde foi ferido em combate. Como militar foi condecorado com a Cruz de Guerra e recebeu vários louvores, nomeadamente o Prémio do Governo-geral de Angola.

- Publicidade -

“Residia em Alcanena desde 1969, onde foi médico de Clínica Geral, tendo exercido funções de Chefe de Serviço da Carreira de Clínica Geral e Medicina Familiar no Centro de Saúde de Alcanena, tendo também sido Diretor do Hospital Distrital de Torres Novas. Foi reformado da carreira de Clinica Geral e Medicina Familiar, com o grau de Chefe de Serviço”, adianta.

Para além da carreira clínica, nos últimos anos dedicou-se à escrita, tendo publicado vários livros. “No presente ano de 2019, Mário Salgueiro apresentou o seu último romance – “Helena”, uma edição do autor, lançado a 12 de janeiro de 2019 na Biblioteca Municipal de Alcanena – Dr. Carlos Nunes Ferreira, tendo participado também numa sessão de autógrafos na Feira do Livro desta Biblioteca, no dia 24 de maio de 2019”, refere.

“Para além da sua dedicação à escrita, o Dr. Mário Salgueiro iniciou, também, a sua colaboração na Academia Sénior de Alcanena em Outubro de 2016, tendo lecionado as aulas de Saúde nos anos letivos 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019, tendo participado no encerramento do ano letivo no passado dia 14 de Junho. Era a disciplina com mais alunos inscritos e presentes nas aulas, cerca de 25 a 30 alunos”, adianta.

Mário Salgueiro recebeu em 2014 a medalha de mérito do município de Alcanena, grau ouro, como Personalidade de destaque na área da saúde.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome