- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
- Publicidade -

Alcanena | Licor dos Bugalhos, a nova proposta do Festival de Chícharo (c/vídeo)

Até domingo, 29 de outubro, decorre em Bugalhos, Alcanena, a oitava edição do Festival do Chícharo. Este ano há novidades, com a proposta de um licor à base de chícharo, que recebe o nome de Lícor dos Bugalhos, e de uma granola. Segundo o presidente da junta de Bugalhos, José Luís Ramos, a marca Terras de Chícharo encontra-se finalmente regularizada.

- Publicidade -

Chícharos, artesanato, doçaria, exposições. O Festival de Chícharo de Bugalhos deste ano está maior e com mais oferta, num certame que tem vindo a dar pequenos passos no caminho do crescimento. A iniciativa é da junta de freguesia de Bugalhos, em parceria com o Grupo Desportivo e Recreativo da Graça e o apoio da Câmara de Alcanena e do Intermarché. Na sexta-feira, 27 de outubro, decorreu a abertura, com uma visita de José Luís Ramos e da presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, aos expositores.

Bugalhos | Abertura do 8o Festival do Chicharo

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 27 de Outubro de 2017

- Publicidade -

Se em 2016 a novidade foi o gelado de chícharo, uma receita do próprio presidente de junta, este ano a aposta foi sobretudo no Licor dos Bugalhos. Segundo José Luís Ramos a ideia inicial era criar um licor de chícharo que pudesse ser conhecido por esse nome, porém aperceberam-se que a marca já existe, com patente registada num produção em Alvaiázere (que possui também o seu festival). Mantendo o chícharo mas juntando outros ingredientes, nasceu então o Licor dos Bugalhos, um produto com “um sabor extraordinário” e que se junta à restante oferta da marca Terras de Chícharo, explicou.

A marca Terras de Chícharo, adiantou o autarca, também já se encontra regularizada. A ideia, recordou, foi “complementar a produção de chícharo em Casal Saramago”, na freguesia de Bugalhos, com um conjunto variado de produtos. Bombons de chícharo, gelado de chícharo, pastéis de chícharo e este ano o licor e também uma granola já fazem parte da lista de produtos desta marca, que salvaguarda saberes e sabores, e promove a freguesia.

Doces à base de chícharo são outra das atrações do Festival de Bugalhos. Foto: mediotejo.net

Para este fim de semana a “expetativa é muito boa”, frisou, dadas as condições climatéricas e a experiência de outros anos, em que se serviram refeições até cerca da 1h00. “Aumentámos a área do buffet com essa expetativa de servir mais refeições”, adiantou, tendo aumentado ainda o número de expositores. O objetivo é “crescer o mais possível”.

O Festival decorre até este domingo, dia 29, no pavilhão de Bugalhos, com uma ementa variada de refeições e sobremesas à base de chícharo. O chícharo é uma leguminosa semelhante ao grão, que se consome cozido, sendo bastante típico desta região, com alguns festivais congéneres nos concelhos vizinhos de Alcanena.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome