Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena: Junta de Monsanto cria um albergue para peregrinos

 

 

(vídeo da Junta de Freguesia de Monsanto)

Ainda não foi oficialmente inaugurado, mas há cerca de dois meses que a junta de freguesia de Monsanto, no concelho de Alcanena, utiliza um pequeno edifício anexo à Torre do Relógio como albergue de peregrinos. Tem servido sobretudo os peregrinos de Santiago de Compostela, mas também está disponível para os de Fátima ou mesmo num formato de pousada para jovens. Há 10 camas, água quente e paga-se um preço simbólico (5 euros) pela utilização. Em novembro, estima o presidente da junta, Orlando Filipe, deverá ser oficialmente inaugurado.

A freguesia é há muito rota de peregrinação e são vários os casos em que, mesmo de madrugada, pessoas pediam ajuda para encontrar sítio para dormir ou algo para comer. A autarquia já encaminhava ou procurava resolver algumas situações, inclusive de pessoas que não traziam dinheiro. Recentemente ponderou-se criar no edifício anexo à Torres do Relógio, que pertence à junta de freguesia, um albergue que estivesse preparado para acolher estas pessoas.

Até ao momento já pernoitaram no espaço 60 pessoas. Mas Orlando Filipe salienta que há ainda alguns procedimentos a organizar, a Torre do Relógio será pintada e o edifício só terá uma inauguração oficial mais perto do fim do ano. Italianos, alemães e até pessoas de Singapura já utilizaram este albergue de Monsanto.

O assunto foi mencionado na assembleia municipal de 23 de setembro os números e a proveniência dos visitantes surpreenderam a própria presidente, Fernanda Asseiceira. A pintura da Torre do Relógio será comparticipada pelo município.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome