Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena: Jovens podem apresentar projetos para orçamento municipal

Está a decorrer, até ao dia 31 de janeiro de 2016, o período de apresentação de propostas de projetos ao Orçamento Participativo Jovem de Alcanena.

- Publicidade -

Dirigido a jovens entre os 12 e 29 anos de idade, os interessados em participar podem entregar na autarquia as suas sugestões de projetos prioritários para o concelho de Alcanena cujo projeto vencedor depois será incluído no orçamento camarário com um valor de 10 mil euros.

O Orçamento Participativo Jovem desenvolve-se em várias fases, sendo a primeira esta de divulgação e recolha de propostas, seguindo-se a sua análise técnica, posteriormente será publicada a lista de propostas a votação, será realizado o processo de votação das propostas de onde sairá depois o projeto mais votado que será incluído no orçamento municipal e executado.

- Publicidade -

Após a aprovação dos critérios de participação, tem início a divulgação do Orçamento Participativo Jovem para 2016 com a realização de sessões de esclarecimento nas escolas, associações ou juntas de freguesia, de forma a sensibilizar os jovens para o período de recolha de propostas.

Os interessados em apresentar as suas propostas deverão fazê-lo através do preenchimento de impresso próprio disponível no site da Câmara Municipal de Alcanena em www.cm-alcanena.pt , sendo que, segundo refere a autarquia, “as propostas devem de ser específicas, quer na localização, quer na sua execução, com uma orçamentação concreta, podendo integrar anexos que a completem, fotos , plantas e mapas, devendo apresentar uma memória descritiva que justifique o projeto como uma mais-valia para a comunidade onde se insere”.

Podem apresentar propostas todos os jovens, a título individual ou em grupos informais de cidadãos jovens, que sejam naturais ou residentes no concelho de Alcanena, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos, sendo que cada cidadão só pode apresentar uma única proposta no âmbito do Orçamento Participativo Jovem para 2016.

Após a análise das propostas recebidas, a Câmara Municipal de Alcanena irá divulgar no dia 31 de março de 2016, na sua página da internet, a lista final de propostas que depois serão alvo de votação, sendo que antes de se iniciar o período de votação a autarquia irá promover uma sessão pública de apresentação das propostas pelos seus autores.

A votação das propostas irá depois decorrer entre os dias 16 e 22 de maio de 2016, exclusivamente online, no site da Câmara Municipal.

Até ao final do ano do próximo ano, o projeto escolhido será executado pelos serviços municipais em estreita colaboração com o autor da proposta.

Segundo refere a autarquia, o Orçamento Participativo Jovem tem como objetivo “incentivar os/as jovens ao envolvimento e participação cívicos, nomeadamente, tendo em conta os recursos disponíveis, na procura de soluções para os seus problemas e na concretização de projetos que lhes digam respeito diretamente, permitindo a realização das suas necessidades e expectativas”.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome