Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Jornadas do Carso destacam Maciço Calcário Estremenho

No Centro Ciência Viva do Alviela vão realizar-se no sábado, dia 23 de novembro, às 15:00, as Jornadas do Carso com uma conferência sobre o Maciço Calcário Estremenho e com a apresentação da reedição fac-símile da tese de doutoramento de Fernandes Martins (1949 – 2019) publicada há 70 anos.

- Publicidade -

Foi em 1949 que o geógrafo Alfredo Fernandes Martins apresentou a sua tese de doutoramento “O Maciço Calcário Estremenho – Contribuição para um Estudo de Geografia Física”, na Universidade de Coimbra, um trabalho de elevado rigor científico, ainda hoje atual em muitas das suas interpretações científicas e de grande utilidade teórica nos estudos sobre o carso português.

Para assinalar os 70 anos desta tese a Câmara Municipal de Alcanena, o Centro Ciência Viva do Alviela, o Politécnico de Leiria e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas decidiram organizar este evento.

- Publicidade -

Sobre o Maciço Calcário Estremenho, em diferentes abordagens, vão falar Diogo Abreu e Maria Luísa Rodrigues, da Universidade de Lisboa e José Manuel Martins de Azevedo, da Universidade de Coimbra.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome