Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Há jogo no Estádio Municipal este sábado à revelia de decisão de encerramento

O Estádio Municipal de Alcanena permanece encerrado à prática de futebol, aguardando pelas obras de requalificação necessárias ao espaço, mas este sábado, 25 de agosto, pelas 17h00, há jogo dos júniores do Atlético Clube Alcanenense contra o Estoril Praia.

- Publicidade -

O presidente do clube, José Torcato, referiu ao mediotejo.net que não houve qualquer entendimento ainda com a Câmara Municipal de Alcanena, mantendo ambas as instituições a sua posição, mas que também não espera nenhuma medida drástica do município que impeça a realização da partida, a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores A.

“Cá estamos para ver o que vai acontecer”, afirmou o responsável. De recordar que dado o elevado estado de degradação de toda a estrutura do Estádio Municipal – dos balneários à vedação, passando pelas bancadas e relvado – o edifício foi encerrado à prática de futebol, mantendo-se apenas aberta a pista de atletismo.

- Publicidade -

A decisão foi tomada em reunião de câmara de março, com efeitos práticos a partir do final da última época, ficando o equipamento a aguardar obras. Enquanto isso, o município agilizou com a Escola de Futebol do Concelho de Alcanena (EFCA) para que o respetivo campo possa ser partilhado com o Atlético Clube Alcanenense.

Treinos para nova época iniciaram a 17 de julho Foto: mediotejo.net

A decisão porém não agradou ao Atlético Alcanenense, que não gostou de não ter sido ouvido na discussão. O clube defende uma obra realizada por fases, com um calendário ajustado à atividade da equipa, mantendo-se esta sempre a utilizar o campo.

O Alcanenense tem privilégios na utilização da estrutura, uma vez que o clube esteve envolvido na aquisição de terrenos que possibilitaram a construção do Estádio. No passado já houve problemas com o município pela utilização do espaço, pelo que o clube recusa-se a sair.

Depois do fim da época desportiva 2017-2018 o estádio municipal foi encerrado, mas com o início dos treinos o Alcanenense recusou-se a ir para Bugalhos e começou a treinar no espaço à revelia da decisão da Câmara Municipal. Na segunda-feira, 20 de agosto, um dos sócios do clube, José Carlos Pereira, tornou a ir à reunião camarária, apelando ao diálogo em torno do caso. Acabaria por sair sem aguardar resposta da presidente, Fernanda Asseiceira, que também não fez qualquer comentário.

Na ocasião o mediotejo.net questionou o vereador do desporto, Hugo Santarém, sobre a situação e se o problema estaria em vias de ser resolvido, comentando o autarca que o impasse se mantinha, com os treinos no Estádio a decorrerem à revelia da decisão da Câmara e impedindo o arranque das obras. Adiantou também que a EFCA já estava preparada para receber o Atlético Alcanenense.

Face ao agendamento do jogo dos júniores para este sábado, o mediotejo.net contactou José Torcato para saber se, entretanto, havia já entendimento. Segundo o responsável a situação mantém-se, embora continuem as tentativas de diálogo de ambas as partes.

“Queremos que as coisas se resolvam”, frisou, mas mediante uma calendarização de obras que salvaguarde a atividade do clube.

Questionado se não tem receio de alguma atitude mais drástica para impedir o jogo de sábado, o responsável manifestou-se tranquilo, acreditando que não vai suceder nada. “Temos feito a manutenção do relvado e do Estádio”, garantiu, e continua-se a aguardar por um consenso.

Os juniores do Atlético Alcanenense disputam o campeonato nacional da categoria, recebendo este sábado o Estoril Praia, às 17:00, no Estádio Municipal Joaquim Maria Batista. Na 1ª jornada, os jovens de Alcanena perderam 2-1 no terreno do Alverca.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome