Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena: Gala de Talentos vai ser alargada à área científica e educativa (c/vídeo)

Da música ao atletismo, passando pela defesa do minderico ou do jogo do pau, a “Gala Novos Talentos, Talentos Novos”, promovida pela Câmara de Alcanena, premiou este ano 25 equipas/talentos que se destacaram a nível associativo no último ano no concelho. A ocasião serviu ainda para fazer um balanço das quatro edições, com a presidente da Câmara, Fernanda Asseiceira, a adiantar que se pretende alargar a iniciativa à área científica e aos agrupamentos de escolas.

- Publicidade -

Fernanda Asseiceira salientou que esta é uma “iniciativa simbólica”, mas que se pretende envolver em edições futuras o Centro Ciência Viva do Alviela e as escolas do concelho (no que toca, por exemplo, ao desporto escolar), neste conjunto de prémios atribuídos anualmente às associações. Este ano foram 11 as coletividades que apresentaram os seus talentos, num total de 25 troféus, entre equipas desportivas ou individuais.

Associação de Pais de Alcanena. Jardim de Infância de Moitas Venda. foto mediotejo.net
Associação de Pais de Alcanena. Jardim de Infância de Moitas Venda. Foto mediotejo.net

- Publicidade -

As várias associações que subiram ao palco evidenciaram as dificuldades e as conquistas das suas equipas, que englobam competições em artes marciais, atletismos, futebol e música. “Sem esforço não há glória”, foi a máxima da Associação Rico Duelo, cujos atletas de artes marciais têm estado presentes em campeonatos internacionais onde estão presentes os melhores do mundo na área.

“Associação de aldeia como nos chamam”, referiu o representante, João Alcavarela, comentando que num campeonato com 5 mil atletas levaram 11 jovens e trouxeram 10 medalhas. O mesmo espírito de divulgação do património municipal foi frisado por Maria Clara Gameiro, do Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social, ao salientar que promover a preservação minderico é também promover Alcanena.

Vitória Futebol Clube Mindense. foto mediotejo.net
Vitória Futebol Clube Mindense. Foto mediotejo.net

A fechar a edição de Talentos houve uma demonstração do “jogo do pau”, uma tradição marcial apresentada pela Casa do Povo do Espinheiro.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here