Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela até domingo

A sétima edição do Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela, que está a decorrer até domingo em 11 restaurantes do concelho de Alcanena, visa “recuperar e divulgar alguns dos sabores mais peculiares desta região”.

- Publicidade -

Inspirado na “gastronomia do trabalho” das “gentes das serras, de Aire e Candeeiros, e do bairro”, o festival recupera a cozinha dos que se dedicavam ao trabalho no campo, à pastorícia, à tecelagem ou à curtimenta das peles, “modelada pela carne de porco, pelos enchidos, pelo bacalhau salgado e pela horta”, com recurso à couve, ao feijão e à batata, mas também ao azeite e às ervas de tempero ou aos frutos secos, como o figo ou a amêndoa, afirma uma nota do município.

O festival dá destaque à cachola (fígado de porco) e à morcela de arroz, afirma a nota da Câmara de Alcanena.

- Publicidade -

A oferta pode ser encontrada nos restaurantes e cafés aderentes, nomeadamente: A Praça, o Cantinho do Toino, Cantinho dos Charutos, Central, Miranda, Olhos d’Água, O Mal Cozinhado, O Patanisca Dourada, O Peregrino, Retiro dos Pacatos e Simões.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome