Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Novembro 29, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Câmara aprova voto de pesar pelo falecimento de Duarte Duarte

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Alcanena aprovou, no dia 5, um voto de pesar pelo falecimento de Duarte Nuno Louro Duarte, aos 34 anos de idade. Após a votação foi feito um minuto de silêncio em honra a este alcanenense que morreu no dia 28 de janeiro vítima de doença prolongada.

- Publicidade -

Conforme se lê no texto do voto de pesar “pelo seu contributo para a dinâmica Espinheirense”, o desaparecimento de Duarte Duarte “deixa uma marca indelével na Vida do concelho”.

“Foi notória a sua importância para toda a comunidade local, pela amizade e alegria que brindava todos os que com ele se relacionaram desde a sua infância, bem como para todos os que com ele se cruzaram ao longo da Vida”, refere-se no texto do voto de pesar, no qual se descreve o percurso deste homem desaparecido prematuramente.

- Publicidade -

Duarte Duarte é descrito como uma “pessoa dedicada às causas associativas, defensor dos padrões do rigor e da exigência, valores que evidenciou sempre nos diversos trabalhos que desempenhou”.

“Prestou um inestimável serviço a comunidade Espinheirense, onde participou ativamente na vida associativa desta localidade”, quer na Casa do Povo de Espinheiro, onde colaborou nas diversas iniciativas, quer no Atlético Clube Recreativo Espinheirense, onde foi jogador entre os anos 2013 a 2016.

Natural da localidade de Espinheiro, Duarte Duarte ali frequentou a Escola Básica do Primeiro Ciclo, prosseguindo os estudos básicos em Alcanena.

Em 2004, ingressou na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, onde concluiu a Licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo, no ano de 2008.

Em 2010, ingressou na Pós-graduação em Exercício e Bem-estar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo concluído esta formação em 2011.

Entre os anos 2012 e 2013, frequentou e concluiu a ação de formação em Mecânica Aplicada ao Exercício, obtendo o certificado técnico nesta área.

Foi instrutor de Authentic Pilates, CardioFitness, Musculação e Personal Trainer, para além de praticar diversas modalidades desportivas, com destaque para o BTT e a canoagem.

Desempenhava o cargo de 1° Secretário da Direção do Atlético Clube Recreativo Espinheirense, que disputa a 2ª Divisão Distrital de Futebol de Santarém, onde ocupa o 7° lugar da classificação.

Foi um dirigente empenhado na concretização do tão ambicionado projeto de instalação do relvado sintético, criando condições para o envolvimento da comunidade juvenil e adulta na prática desportiva, ao nível local e também das comunidades limítrofes à localidade de Espinheiro.

No quadriénio 2013-2017, participou em regime de substituição na Assembleia Municipal de Alcanena, assumindo desde muito cedo o exercício da cidadania ativa, um exemplo a seguir por todos os jovens.

Duarte Duarte Foto: Atlético Clube Espinheirense

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome