- Publicidade -

Quinta-feira, Janeiro 20, 2022
- Publicidade -

Alcanena | Bombeiros Municipais passam a ser Posto de Emergência Médica

O município de Alcanena esteve presente na segunda-feira, 4 de setembro, em Arruda dos Vinhos, na cerimónia de assinatura de protocolos para a criação de três novos Postos de Emergência Médica (PEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e renovação da frota de 39 Ambulâncias do Instituto. Os Bombeiros Municipais de Alcanena passam assim a ser um PEM e terão condições de adquirir uma nova ambulância.

- Publicidade -

O evento foi presidido pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. Alcanena fez-se representar pela presidente da Câmara Municipal, Fernanda Asseiceira, que assinou com o INEM o protocolo para a constituição do corpo de Bombeiros de Alcanena como PEM e, consequentemente, participante ativo no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Segundo informação municipal, o INEM atribuirá ao município de Alcanena um subsídio de 50 mil euros, “destinado exclusivamente à aquisição de uma ambulância do Tipo B, com as características técnicas, sanitárias, de equipamento e material normativamente exigidos, e exclusivamente destinada a acorrer a situações de emergência, durante a vigência do protocolo, mediante acionamento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Este subsídio destina-se à aquisição da Ambulância e respetivo equipamento, contemplando ainda a manutenção + seguro correspondentes ao 1º ano”.

- Publicidade -

Este subsídio será pago em duas tranches de 30 mil e 20 mil euros. Será ainda atribuído um subsídio anual para manutenção mecânica da ambulância e realização de um seguro automóvel com cobertura de danos próprios.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Da página do INEM: 2013
    • Entraram em funcionamento, no dia 1 de outubro, cinco novas ambulâncias operadas diretamente pelo INEM em Guimarães, Coimbra, Lisboa, Sacavém e Seixal e uma nova ambulâncias de Suporte Imediato de Vida do INEM inicia atividade em Arouca. Neste mesmo dia iniciaram atividade três novas ambulâncias do INEM nas corporações de bombeiros de Ponte da Barca, Alcanena e Sátão.
    Quer isto dizer que o PEM foi criado com a instalação da 1ª Ambulância do INEM nos Bombeiros Municipais de Alcanena no dia 1 de Outubro de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome