- Publicidade -

Segunda-feira, Janeiro 24, 2022
- Publicidade -

Alcanena | Aquanena avança com investimento de 7,6 milhões no sistema de saneamento

A Aquanena aprovou na última semana do ano o seu orçamento e plano plurianual de investimentos. Para este ano 2022 está previsto avançar com um plano que ascende os 9.146.576 euros, prevendo-se a concretização de um conjunto de investimentos prioritários definidos no Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento. Cerca de 7,6 milhões estão direcionados a este setor.

- Publicidade -

Segundo nota de imprensa da Aquanena, para o cofinanciamento destes investimentos prioritários, foi submetida a 18 de outubro de 2021 uma candidatura ao aviso convite n.º 04/ REACT EU/2021 – Apoio à Transição Climática – Investimentos em Infraestruturas de Saneamento de Águas Residuais em Alta, com uma dotação prevista de 5.000.000 euros.

Complementarmente, a Aquanena prevê recorrer a financiamento externo, num valor não inferior a 2.823.972 euros, tendo já iniciado o processo de contratação de empréstimo.

- Publicidade -

Os três objetivos estratégicos dos investimentos previstos para o sistema de saneamento de Alcanena são a satisfação dos limites de rejeição do efluente final tratado na ETAR de Alcanena, o controlo de sulfuretos e de odores ofensivos e o controlo de afluências indevidas ao sistema.

Os restantes investimentos identificados incidem na eficiência da gestão dos sistemas, a par com o cumprimento dos objetivos estabelecidos no contrato de gestão delegada, com um montante previsto de 1.450.309,79 euros, para o ano 2022, adianta a mesma informação.

- Publicidade -

De destacar ainda a fatura energética, para a qual se prevê um investimento de cerca de 600 mil euros num sistema fotovoltaico para produção de energia para autoconsumo, a instalar na ETAR de Alcanena.

O Plano Plurianual de Investimentos 2022-2023 completa o primeiro quinquénio do contrato de gestão delegada que se iniciou em 2019, ano de início da atividade da Aquanena. Para os dois anos o orçamento estimado é de 10.236.299 euros.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome