Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Setembro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Alcanena | Agrupamento de Escolas é o Melhor da Europa no Ensino das Ciências

O Agrupamento de Escolas de Alcanena foi considerado o melhor da Europa no ensino das ciências, uma distinção do STEM School Label, um projeto financiado pela União Europeia, lançado em 2017, que tem como objetivo apoiar as escolas no desenvolvimento de Projetos STEM (Science, Tecnology, Engineering and Mathematics), através de um processo de autoavaliação a partir de 21 critérios. Pretende, ainda, reconhecer boas práticas, bem como promover a criação de redes entre diferentes parceiros das escolas. O Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento também se distinguiu no ensino das Ciências a nível europeu, sendo também município embaixador do projeto, a par de Alcanena.

- Publicidade -

Entre os vários critérios para a atribuição deste selo estão a personalização do ensino, a aprendizagem baseada em problemas e em projetos, o ensino interdisciplinar, se é ou não feita a avaliação contínua e personalizada, entre outros critérios, sendo também tidos em consideração a qualidade da equipa, a liderança e a cultura escolar.

De acordo com os dados divulgados pelo STEM, este ano o projeto reuniu 1100 escolas, de entre as quais 300, de 15 países diferentes, alcançaram o selo de Competentes no Ensino das Ciência, sendo 5 delas portuguesas (Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Escola Secundária de Loulé, Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil, Agrupamento de Escola de Odemira – Escola Secundária de Odemira e Escola Profissional de Almada).

- Publicidade -

No entanto, o nível Proficiente foi apenas atribuído ao Agrupamento de Escolas de Alcanena, a primeira escola, em toda a Europa, a receber o Selo de Proficiência STEM.

Este selo de qualidade a nível europeu vem reconhecer o projeto educativo inovador do Agrupamento de Escolas de Alcanena, que começa logo no pré-escolar, reconhecendo igualmente o trabalho das escolas e dos professores do agrupamento.

No Agrupamento de Escolas de Alcanena sempre existiu uma cultura focada no STEM, que foi reforçada através da implementação da autonomia e flexibilidade curricular.

Neste agrupamento de escolas, a abordagem às ciências começa logo no pré-escolar, com o programa XXS, um dos programas da parceria estabelecida com o Centro Ciência Viva do Alviela, para as crianças que frequentam os jardins de infância.

No 1º Ciclo do Ensino Básico, os alunos dos 3º e 4º anos têm ao seu dispor a disciplina Ciência Viva, uma atividade de Enriquecimento Curricular disponibilizada pela autarquia, através do Centro Ciência Viva do Alviela.

Já no 3º Ciclo, para além da Ciência Viva, o agrupamento tem parcerias com universidades e politécnicos e, no Ensino Secundário, os próprios alunos deslocam-se a faculdade de Ciências e Tecnologias e participam em projetos de investigação que tentam responder a problemas locais, tais como os desperdícios industriais, fertilizantes e biocombustíveis.

Para além do Selo de Qualidade STEM School Proeficient, o Agrupamento de Escolas de Alcanena é também embaixador do projeto, juntamente com o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e a Escola Secundária de Loulé, distinção que abrange apenas 20 escolas em toda a Europa.

As Escolas Embaixadoras STEM irão partilhar as suas práticas, colaborando com outras escolas europeias durante este ano letivo e servirão como exemplo para outras escolas da Europa.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome