Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Novembro 30, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Águas do Ribatejo distinguida com selo de qualidade

A empresa Águas do Ribatejo foi distinguida com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano numa cerimónia que decorreu esta quinta-feira, 9 de novembro, em Lisboa. Esta distinção, na vertente água, insere-se na iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) em parceria com o jornal Água&Ambiente.

- Publicidade -

Carlos Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Benavente e vogal do Conselho de Administração da AR, recebeu a distinção. O administrador fez-se acompanhar do director geral, Moura de Campos e do diretor comercial, João Barros que simbolizaram a partilha do prémio com todos os colaboradores que servem a AR desde o início da sua constituição em 2007.

“Este prémio é o resultado do esforço, empenho e dedicação de todos os colaboradores que integram a equipa Águas do Ribatejo, dos órgãos sociais e dos nossos parceiros”, refere o Conselho de Administração da AR.

- Publicidade -

A ERSAR e o Jornal Água & Ambiente tiveram em conta os indicadores de desempenho da AR e os boletins de análises realizados em 2016 nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas.

No último ano foram realizadas 8362 análises nos 48 pontos de abastecimento de água, verificando-se apenas 15 incumprimentos ao longo do ano.  Todos foram normalizados após procedimentos de correção.

Recorde-se que a AR investiu 40 milhões de euros nos sistemas de abastecimento de água com a construção e reabilitação de cerca de 50 captações, 67 reservatórios, 18 estações de tratamento e 400 km de condutas. A empresa apostou na formação contínua dos seus técnicos e operadores recorrendo a entidades com provas dadas.

O grau de cumprimento dos valores paramétricos da água em 2016 foi de 99,8 %, “muito perto da excelência.

Na cerimónia de entrega dos selos de qualidade da água, o presidente da entidade reguladora ERSAR, Orlando Borges salientou que a água é um bem precioso e um dos melhores ativos que Portugal tem.

“Uma das coisas que este país tem de melhor é a água. Algumas entidades gestoras são mais excecionais do que outras e este selo serve para as distinguir.

Cabe-lhes por inteiro. Só tivemos a arte mais simples de juntar os dados e dizer: parabéns”, referiu o regulador.

O diretor do jornal Água&Ambiente, Fernando Santana, congratulou-se pelo regresso da iniciativa felicitando a ERSAR.  “A atribuição de selo de qualidade cria notoriedade a quem o recebe mas cria também a responsabilidade de manter o que proporcionou esse reconhecimento”, sublinhou.

O conselho de administração da AR congratulou-se com a distinção e garantiu dar continuidade à estratégia em curso para garantir um abastecimento seguro e de qualidade.

“Vamos continuar a aprender com os melhores, bebendo nas fontes de saber e conhecimento”, garante o Presidente do Conselho de Administração, Francisco Oliveira.

A AR integra a Parceria Portuguesa para a Água (PPA) e tem desenvolvido um conjunto de parcerias com instituições académicas e fóruns de investigação nacionais e estrangeiros.

No próximo mês de dezembro a AR comemora 10 anos após a sua constituição e irá assinalar a efeméride com eventos que reúnem alguns dos mais notáveis especialistas no sector da água e saneamento.

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome