Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Agenda Desportiva | Campeonato de Portugal, 1ª jornada

A bola começa a rolar este fim de semana, com jogos este sábado e domingo, dias 11 e 12 de agosto, dando início ao Campeonato de Portugal, época desportiva 2018-2019. Nas equipas da região do Médio, que integram a série C, o Mação, de José Torcato, desloca-se a Alverca, ao passo que o Sertanense, de João Manuel Pinto, estreia-se em casa perante o Alcains. O Fátima, equipa orientada por Nuno Kata, que se deslocava a Santa Iria de Azóia, viu o jogo da 1ª jornada ser adiado para dezembro, pelo que fará o primeiro jogo oficial em casa, no dia 19 de agosto, perante o Sertanense. Confira os jogos deste fim de semana.

- Publicidade -

A Associação Desportiva de Mação estreia-se em Alverca nos campeonatos nacionais de futebol. Foto: mediotejo.net

Campeonato de Portugal | Serie C | 1ª Jornada* | 17h 

- Publicidade -

Sábado, dia 11 de agosto de 2018

UD. Vilafranquense vs ARC. Oleiros

A Associação Desportiva de Mação estreia-se esta época nos campeonatos nacionais de futebol. Foto: mediotejo.net

Domingo, dia 12 de Agosto de 2018 

Campeonato de Portugal | Serie C | 1ª Jornada* | 17h

Sertanense. FC  vs CD. Alcains

Caldas SC  vs GD. Peniche

FC. Alverca vs AD. Mação

U. Torreense vs Benfica Castelo Branco

SU. Sintrense vs AD. Nogueirense

Anadia FC  vs GS. Loures

FC. Oliveira do Hospital vs UD Leiria**

O Centro Desportivo de Fátima, orientado por Nuno Kata, estreia-se no campeonato a 19 de agosto com o Sertanense. Foto: mediotejo.net

* O jogo da 1ª jornada entre CF. Santa Iria vs CD. Fátima foi adiado para 22 de dezembro, às 15:00

** O jogo UD. Leiria vs FC. Oliveira do Hospital da 1ª jornada disputa-se em Oliveira do Hospital, sendo o jogo da 2ª volta em Leiria. Por acordo entre as equipas inverteram-se os locais de realização dos jogos.

O Sertanense Futebol Clube arranca o campeonato em casa, perante o Alcains. Foto: mediotejo.net

Na 2ª jornada, dia 19 de agosto, o Mação estreia-se no campo de jogos Agostinho Pereira Carreira perante o União de Leiria, ao passo que o Fátima joga em casa com o Sertanense, em jogo que vai opor duas equipas da região do Médio Tejo.

Esta será a primeira época do novo formato, agora com os 72 clubes divididos em quatro séries de 18 equipas, jogando entre si duas vezes e por pontos.  Os dois clubes mais bem classificados em cada uma das quatro séries qualificam-se para disputar um play-off, de forma a determinar os dois que sobem à competição profissional. Descem de divisão as últimas cinco equipas de cada série.

Plantel do Fátima para a época desportiva 2018-2019- Foto: CDFátima

O Campeonato de Portugal inicia-se este sábado com novo formato. O Campeonato de Portugal – competição “nascida” há cinco anos como resultado da fusão entre as antigas II e III Divisões Nacionais – arranca este fim de semana. O que equivale a dizer que começa a festa do futebol um pouco por todo o País, com a emoção garantida pela luta da subida aos campeonatos profissionais e pela proximidade geográfica dos clubes de cada série, certeza da realização de vários dérbis regionais marcados pela saudável rivalidade do futebol de Portugal.

Esta sexta edição do Campeonato de Portugal (que nas duas primeiras se chamou Campeonato Nacional de Seniores) é marcada por novidades organizativas e pela transição operada para um modelo acertado há longos meses após discussão aprofundada que envolveu a FPF, os clubes e as associações distritais e regionais.

O formato desta temporada de 2018/2019 já reflete a redução gradual de clubes participantes na prova, que passaram de 80 para 72.

O Campeonato de Portugal, que se inicia este sábado, com os jogos Gondomar-Amarante (17h, série B), Vilafranquense-Oleiros (17h, série C) e Fafe-Montalegre (20h, série A), será então disputado por 72 emblemas, divididos em 4 séries de 18 clubes. Estes jogam entre si, duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitante e outra na qualidade de visitado.

O primeiro e segundo classificado de cada série qualificam-se para disputar um play-off, a eliminar, de forma a determinar quais os dois clubes que sobem à competição profissional.

No play off os oito clubes disputam uma eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os quatro vencedores para a eliminatória seguinte. Na primeira eliminatória os primeiros classificados de cada série enfrentam obrigatoriamente o segundo classificado de outra das séries.

Os quatro clubes vencedores disputam uma segunda eliminatória, definida por sorteio, a duas mãos, qualificando-se os dois vencedores para subirem à competição profissional e para disputarem uma final, em campo neutro, destinada a determinar o Campeão de Portugal.

No que respeita à descida aos distritais, o já referido formato prevê a descida automática dos cinco últimos classificados de cada série.

O gosto pela comunicação desportiva despertou numa rádio local, de Tramagal. De anotador, consultor de resultados e locutor, entrou também em campo para uma colaboração para os jornais nacionais "A Bola" e "Record", no âmbito da divulgação dos resultados da Associação Futebol de Santarém. O cheiro da bola, da relva e dos pelados atrai-o ao terreno, para acompanhar os jogos ao vivo, com os respetivos comentários. Entre bolas ao ferro e golos de antologia, considera-se amante do futebol e um apaixonado pelo desporto.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome