Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Outubro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | ZIF de Aldeia do Mato assinalou 10 anos sobre a sua constituição

A ZIF (Zona de Intervenção Florestal) da Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes, assinalou o 10º aniversário da sua constituição no sábado, 13 de outubro, no recinto de festas de São Sebastião, em Martinchel. Criada em 2008, através de Portaria, a ZIF da Aldeia do Mato situa-se no norte do concelho de Abrantes e atualmente abrange as freguesias de Martinchel, Rio de Moinhos, e a área da antiga freguesia da Aldeia do Mato (agora União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto), resultando numa área total de 6 mil e 878 hectares.

- Publicidade -

Neste momento, a ZIF da Aldeia do Mato é constituída por 318 aderentes, em que 90,3 % apresentam uma área inferior a 5 hectares, razão pela qual a constituição da Zona de Intervenção Florestal foi uma realidade, possibilitando ultrapassar os condicionalismos das propriedades de pequena dimensão, em termos de gestão e valorização do património.

A atividade da ZIF é apoiada por fundos comunitários e nacionais para o setor agro-florestal, que permitem a realização de limpezas de prevenção de incêndios em torno de aldeias e estradas, conservação de caminhos florestais, arborizações, beneficiações florestais várias (seleções de varas de eucalipto, podas, desramações, adubações, limpezas de mato, etc.); quer sejam de iniciativa dos proprietários aderentes ou incluídas em planos diretores do território.

- Publicidade -

A ZIF (Zona de Intervenção Florestal) da Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes assinalou o 10º aniversário da sua constituição no sábado. Foto: CM ABT

O vereador Manuel Valamatos, presente na sessão, felicitou a entidade gestora, a Gestiverde, e as entidades aderentes, maioritariamente privadas, tendo destacado a capacidade organizativa dos proprietários.

Em nota de imprensa, a autarquia cita o vereador tendo o eleito destacado “a determinação, resiliência e importância desta estrutura”, uma das primeiras em Portugal e considerada um exemplo de ordenamento da floresta, para além de ser um parceiro ativo na organização do sistema de proteção civil do concelho.

Em 2014, a Câmara de Abrantes aderiu a esta ZIF, passando a incluir na zona de abrangência os terrenos propriedade do município.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome