Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: “Vozes de Cantanhez” para ver até dia 20 na Escola Dr. Manuel Fernandes

No átrio da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, até ao próximo dia 20 de novembro pode ser visitada a exposição “Vozes de Cantanhez” que retrata imagens de agricultores do Parque Nacional de Cantenhez, na República da Guiné Bissau.

- Publicidade -

Esta exposição é organizada pelo CAPP – Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a coordenação de Joana Roque de Pinho, investigadora no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, e é elaborada em colaboração com agricultores guineenses.

A mostra está integrada no projeto “Impactos das alterações climáticas e da conservação: um estudo com fotografia participativa no Parque Nacional de Cantanhez, República da Guiné Bissau” e resulta de uma co-produção de conhecimento sobre saberes ecológicos locais e adaptação às alterações ambientais nesta área protegida do sul da Guiné Bissau através da produção de imagens e narrativas criadas pelos próprios agricultores.

- Publicidade -

Os trabalhos de campo foram efetuados entre fevereiro e maio de 2014, na aldeia de Cafal, com a participação de 27 mulheres e homens entre os 25 e 70 anos das etnias Nalu, Balanta e Pepel, a maioria com pouca escolaridade, que receberam formação em fotografia e métodos de investigação, com o objetivo de documentar alterações ambientais e sociais locais.

A exposição patente revela o conhecimento ecológico detido por estes agricultores, bem como o seu olhar positivo sobre algumas alterações nas suas vidas.

Esta mostra resulta de um projeto original e de qualidade científica que resultou de uma colaboração inédita com os fotógrafos locais e respeita a vontade dos membros da comunidade de ver os seus conhecimentos partilhados e valorizados fora de Cantanhez.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome