Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Junho 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | VII Festival de Doçaria e Artesanato começa hoje no Souto

O Festival de Doçaria e Artesanato, na sua VII edição, decorre nos dias 13, 14 e 15 de julho em Souto, no concelho de Abrantes. A organização do evento está a cargo da Sociedade Recreativa do Souto e da Junta de Freguesia e conta com o apoio das freguesias de Carvalhal, Fontes, Martinchel e Rio de Moinhos, todas do Norte do concelho.

- Publicidade -

No certame estarão mais de uma dezena de expositores com especialidades gastronómicas e peças de artesanato. O festival conta também com animação musical com grupos de cantares, bombos, banda filarmónica e ranchos folclóricos. Haverá ainda jogos tradicionais, caminhada e canoagem.

A edição de 2018 do Festival de Doçaria e Artesanato abre as portas esta sexta-feira, 13 de julho, pelas 18h00, com a atuação dos Arrebimbá Fundo na inauguração do Festival. Mais tarde, às 22h00 o grupo fará nova atuação.

- Publicidade -

O dia 14 (sábado) é também dedicado à atividade física com a iniciativa ‘Cabica 2018’ inserida no Festival. Durante a manhã canoagem na albufeira da barragem de Castelo de Bode e caminhada pelo trilhos do Souto. Durante a tarde aula de zumba e jogos tradicionais. Também nessa tarde a animar o Festival o Grupo de Cantares Brisa do Tejo, a Filarmónica União Sardoalense e o Grupo de Cantares Envelhecer com Dignidade (Martinchel). À noite a animação fica a cargo do Grupo de Cantares do Souto e de Igor Alves.

O domingo de manhã (dia 15) começa com uma missa, às 11h30, no recinto do Festival. Durante a tarde o Racho Infantil “Os Retalhinhos” de Martinchel e o Racho Folclórico “Os Moleiros” da Casa do Povo de Rio de Moinhos, vão subir a palco. Às 17h00 serão entregues os Prémios do Concurso de Doçaria e Artesanato.

Durante os três dias do Festival haverá serviço de refeições da responsabilidade das freguesias participantes. Esta sexta-feira, dia 13, o jantar será servido pela freguesia de Carvalhal. No sábado o almoço fica a cargo da freguesia de Aldeia do Mato e Souto e o jantar da freguesia de Fontes. No último dia do Festival o almoço será servido pela freguesia de Martinchel.

A freguesia do Souto foi a primeira do Norte do concelho a receber o Festival de Doçaria e Artesanato na sua edição de 2012.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome