Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Julho 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes vai ter Loja do Cidadão em 2017

O Município de Abrantes e a Agência para a Modernização Administrativa [AMA] assinaram na segunda-feira um protocolo de colaboração que assegura as condições para a instalação e gestão da Loja do Cidadão de Abrantes com o propósito de oferecer aos cidadãos uma maior proximidade à oferta de serviços públicos, concentrados num único espaço.

- Publicidade -

Numa área de 700 metros quadrados, juntará vários serviços – AT; Segurança Social; Instituto da Segurança Social; balcão da CMA; balcão dos SMA; Centro de Informação Autárquico ao Consumidor; Espaço cidadão (atendimento digital assistido no acesso aos serviços do Estado, com recurso à internet), entre outros.

A Loja do Cidadão nascerá dentro de 1 ano, após conclusão da obra, em instalações do Município, na Rua Nª Sra. da Conceição (piso superior à do atual edifício da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida), projetado pelo Arq. Pedro Costa.

- Publicidade -

A Loja do Cidadão nascerá dentro de 1 ano em instalações do Município, na Rua Nª Sra. da Conceição (piso superior à do atual edifício da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida). Foto: mediotejo.net
A Loja do Cidadão nascerá dentro de 1 ano em instalações do Município, na Rua Nª Sra. da Conceição (piso superior à do atual edifício da Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida). Foto: mediotejo.net

A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, que destacou as mais valias destes equipamentos de proximidade de múltiplos serviços aos cidadãos, tendo lembrado que os mesmos “sobreviveram a todos os Governos e ao longo dos anos”. Hoje existem 40 lojas do Cidadão em todo o país e mais três serão inauguradas até final do ano.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, disse que a Loja do Cidadão é um dos projetos em curso na cidade no âmbito do modelo desenhado para a regeneração urbana de Abrantes, numa lógica de transformação do centro histórico num “condomínio residencial, comercial e cultural”.

A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, a quem a presidente da CM Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, ofereceu o livro 'Abrantes, Cidade Imaginária'. Foto: mediotejo.net
A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, a quem a presidente da CM Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, ofereceu o livro ‘Abrantes, Cidade Imaginária’. Foto: mediotejo.net

O investimento, ainda sem fundos comunitários assegurados, pode oscilar entre os 500 mil euros e os 800 mil euros e é para entrar em funcionamento até ao final do verão de 2017.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome