Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Unidade de Saúde Familiar ainda tem vagas disponíveis para utentes

A presidente da Câmara Municipal de Abrantes reuniu com a equipa da Unidade de Saúde Familiar da cidade, concluindo-se que ainda existem vagas para utentes residentes na união de freguesias. Quanto à equipa médica, não está ainda completa, mas espera-se que a situação fique resolvida daqui a dois meses. 

- Publicidade -

Na reunião, solicitada por Maria do Céu Albuquerque e que decorreu no passado dia 8, discutiu-se a situação da equipa médica, que “não está atualmente completa”, esperando-se que a situação fique consolidada a partir de janeiro de 2017, “resultado da mobilidade de dois enfermeiros e um médico, ficando assim a equipa de profissionais estabilizada conforme o planeado desde o início do projeto”, lê-se em nota de imprensa.

A nível de inscrições, “apesar das listas médicas já estarem quase completas, há ainda dois médicos com algumas vagas, podendo os utentes que não tenham ainda o seu médico de família e residam na União de Freguesias da Cidade S. Vicente, S. João e Alferrarede, deslocar-se à USF para se inscreverem”, acrescenta a mesma informação.

- Publicidade -

No âmbito da nova unidade de saúde em Rossio ao Sul do Tejo, com obra prevista para breve, foi dado a conhecer à presidente da Câmara que vai haver concurso de médicos que terminaram o seu curso, pondo-se a hipótese de colocação de um desses médicos em Abrantes em janeiro do próximo ano, deixando-se para essa altura a decisão de integração do novo corpo clínico na nova unidade de saúde.
Foram abordados ainda temas como alguns ajustes finais da obra do edifício ou a adaptação do espaço exterior para uso no futuro pelos utentes.

Maria do Céu Albuquerque sugeriu à equipa a participação nas ações que atualmente decorrem no mercado municipal com atividades de sensibilização para grupos de risco, como diabéticos, hipertenso, crianças, de entre outros, com o foco nos cuidados de saúde ou o bem-estar, associando-se sempre as iniciativas aos produtos locais e de qualidade que se vende no mercado. Uma ideia bem recebida, que vai de encontro ao objetivo da equipa de abertura à população.

Na reunião estiveram presentes os membros da equipa de administração da recente Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Francisco de Almeida,  bem como a coordenadora Rita Soares e da enfermeira Graça Bento, interlocutora dos enfermeiros da unidade, acompanhadas por Sofia Theriaga, diretora executiva do ACES Médio Tejo.

Maria do Céu Albuquerque e Sofia Theriaga marcaram ainda presença numa segunda reunião que se realizou com os presidentes das juntas de freguesia, onde foi feito um ponto de situação sobre o acesso aos cuidados de saúde primários no concelho.

Exterior da Unidade de Saúde Familiar de Abrantes (Foto: mediotejo.net)
Exterior da Unidade de Saúde Familiar de Abrantes (Foto: mediotejo.net)

A USF D. Francisco de Almeida suporta, atualmente, cerca de 8300 utentes, prevendo-se atingir os 10 000 depois da equipa completa, a partir de janeiro de 2017, que passará a funcionar com seis enfermeiros, seis médicos e quatro administrativos.

Recorde-se que a autarquia fez um investimento de um milhão e cinquenta mil euros no novo equipamento, que veio substituir o antigo centro de saúde, e criou ainda um incentivo financeiro de nove mil euros por ano à permanência dos médicos que sejam reconhecidos pelo ACES e que vierem a integrar a USF de Abrantes.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome