No fim de mais um ano rotário, o Rotary Club de Abrantes, o Rotaract Club de Abrantes e o Interact Club de Abrantes procedem esta sexta-feira, dia 3 de julho, às 19:00 à cerimónia de Transmissão de Tarefas. Este ano, em contexto de pandemia por covid-19, o evento será mais restrito, sem o jantar festivo que caracterizava o momento, e com a cerimónia a decorrer através de plataforma digital. José Guilherme Moura Neves passa hoje o testemunho de presidente do Rotary Club, cargo que assumiu a 28 de junho de 2019.
A Transmissão de Tarefas dos três clubes rotários vai realizar-se na sede do Club, em Abrantes, pelas 19h00. Presencialmente estarão apenas alguns membros dos diversos Conselhos Diretores e os restantes membros do Clube poderão assistir, então, por videoconferência.
O Rotary Internacional, fundado em 23 de fevereiro de 1905, como o próprio nome indica, é uma organização internacional dedicada à prestação de serviços humanitários e educacionais, constituído por pessoas que se preocupam, de forma voluntária, em melhorar a qualidade de vida dos seus semelhantes nas respetivas comunidades e em todo o mundo. O Rotary é uma entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, aberta a todos as culturas, raças ou credos.
O Rotary Club desenvolve projetos comunitários de prestação de serviços, apoia jovens no desenvolvimento da sua educação escolar e profissional e fomenta o companheirismo como elemento capaz de criar novas amizades e proporcionar oportunidades de servir de acordo com o lema de Rotary: “Dar de si antes de pensar em si”.
O Conselho Diretor 2019-20 do Rotary Club de Abrantes, que agora cessa funções, é composto por José Guilherme Moura Neves (presidente); Júlio Ferreira Miguel (past presidente); Joaquim Melo dos Santos (presidente eleito); José Freire Rodrigues (vice presidente); Leal Marques Neto (secretário); Paulo Lopes de Sousa (tesoureiro); e Luís Miguel Damas (diretor de protocolo).
A transmissão de tarefas estende-se também ao Interact Club de Abrantes e ao Rotaract Club de Abrantes. No Interact, Sara Proença assumiu a presidência durante o último ano e no Rotaract o cargo esteve à responsabilidade de Carolina Peres.
A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.