Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Outubro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Tagusvalley seleciona dois projetos para segunda fase do programa Tourism Explorers

A primeira fase do Tourism Explorers já terminou e as duas equipas que participaram, em Abrantes, após uma avaliação da equipa do Tagusvalley, uma das 12 entidades que integram o programa, seguem agora para a segunda fase, a fase de aceleração, que inicia, esta quarta-feira dia 26 de setembro, e termina a 19 outubro.

- Publicidade -

Após a primeira fase de ideação, que decorreu nos dias 12, 13 e 14 de setembro, a equipa do Tagusvalley avaliou os projetos apresentados e selecionou os que estavam aptos para a fase de aceleração. São dois que seguem agora para a segunda fase, a fase de aceleração, que inicia, esta quarta-feira dia 26 de setembro, e termina a 19 outubro. O projeto Immersive Pyx, realizado por Guilherme Assunção, Alexandre Carrança e André Miranda; e o projeto Tugafarm Tour, concebido por Pablo Martini e Fernanda Freitas.

O Tugafarm ajuda famílias estrangeiras a resolver o problema de custos e datas alternativas no planeamento da viagem, utilizando uma plataforma online de estadias colaborativas low cost em meio rural, considerada “uma mais-valia, uma vez que é personalizada quer para donos de quintas como para os turistas devido a melhoria contínua das experiências oferecidas”. Já o Immersive Pyx é um projeto que promove experiências de imersão cultural interactiva (gaming, realidade aumentada, áudio 3D etc), através dos dispositivos móveis dos visitantes permitindo uma visão inter-temporal do património material e imaterial de uma região.

- Publicidade -

“Juntar pessoas desconhecidas num projeto comum, passar do esboço para a execução e aplicar valências distintas num objetivo. Existe diferença entre ter uma ideia e passar pela experiência de debater e validar a ideia”, explicou Alexandre Carrança. “Um dos nossos objetivos é a criação do próprio emprego e defender/valorizar o nosso património”, finalizam os concorrentes.

O Tourism Explorers trata-se de um programa de ideação e aceleração que tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novas empresas com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo.

O Taqusvalley foi uma das 12 entidades que integram o programa Tourism Explorers, pelo segundo ano consecutivo. O projeto é composto por duas fases: Ideação e Aceleração. Uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups.

O evento acolherá mais de 500 pessoas, em 12 cidades, onde serão criadas 50 equipas para trabalhar soluções inovadoras para o setor do turismo.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome