Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | ‘Tagusvalley Open Doors’ debate a inovação no sector agroalimentar

‘A Inovação no Setor Agroalimentar’ é o tema central de um encontro que vai decorrer pelas 10h00 de quarta-feira, dia 10 de outubro, no edifício do Inov.Point, no Tagusvalley em Abrantes. A iniciativa ‘Tagusvalley Open Doors’ passa por um conjunto de atividades que pretendem divulgar e promover os recursos disponíveis no Parque Tecnológico do Vale do Tejo e as empresas que despontam e germinam na sua incubadora de projetos empresariais.

- Publicidade -

Inicia assim um novo ciclo, com a Tagusvalley a abrir as portas à inovação, empreendedorismo e transferência de conhecimento. Segundo a organização, esta iniciativa “foi programada a pensar nas necessidades de quem procura o Tagusvalley e promover junto dos empresários a inovação, a ciência e a transferência do conhecimento”.

Consideram os promotores ser “importante partilhar com a comunidade e com os cidadãos do território, o trabalho desenvolvido nas instituições instaladas como a Nersant, do IEFP, do a.Logos, da ESTA, da Tecparques, da OTIC e do próprio Tagusvalley” numa união de esforços para promover o desenvolvimento regional, lê-se em nota enviada às redações.

- Publicidade -

A iniciativa “Tagusvalley Open Doors” decorre durante o mês de outubro e novembro, sendo as atividades abertas a todos.

PROGRAMA

“A Inovação no Setor Agroalimentar”

10h00 – Welcome !

10h15 – Mesa Redonda – A inovação no Setor Agroalimentar
Moderador: Carlos Lopes de Sousa – Agrocluster
Intervenientes: José Gonçalves , Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insectos. Maria Lima – Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Santarém. Patricia Marques- CATAA- Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar

11h30 – Debate

12h00 – Encerramento

Esta sessão terá o formato de uma mesa redonda, com intervenientes de diversas áreas, que irão partilhar as suas experiências acerca do estado da inovação no setor, a sua importância para a competitividade das empresas e, também, as diversas formas de inovar.

Workshop “Valorização de pequenos frutos através da desidratação”

16h00 – Welcome Back!

16h10 – Desidratação- da secagem convencional à liofilização- Marco Alves – TAGUSVALLEY

16h45 – Prova de amostras de frutos desidratados

17h10 – Debate

A sessão terá por objetivo dar a conhecer diferentes tecnologias de desidratação e demonstrar o seu potencial na valorização de excedentes de produção e produtos de refugo. Será ainda evidenciada a importância do tipo de processamento na qualidade do produto final, estando também prevista uma prova de produtos desidratados.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome