Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | SMA recebem Prémio de Excelência e três selos de qualidade de água e resíduos

Abrantes foi o único município a nível nacional a receber o prémio Excelência pelo Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos prestados ao consumidor em 2020, tendo os Serviços Municipalizados (SMA) sido ainda distinguidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com três selos de qualidade relativos a 2020 e 2021 – um para os serviços de abastecimento de água e dois para os resíduos. As distinções referentes a 2020 e 2021 destacam “o bom desempenho” de Abrantes, a segunda entidade mais premiada do país, sendo de destacar AQUI o bom desempenho de alguns municípios do Médio Tejo. 

- Publicidade -

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) foram a segunda entidade mais distinguida no âmbito dos Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2020 e 2021, nas vertentes de águas e resíduos. No âmbito do 15.º Fórum de Resíduos, os SMA foram galardoados com o “Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (consumidor) do ano 2020, distinção única a nível nacional, e com os Selos de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor) referentes ao ano de 2020 e 2021. No âmbito da 16.ª Expo Conferência da Água, os SMA foram ainda agraciados com os Selo de “Qualidade exemplar de água para consumo humano – 2021”.

Nas cerimónias, que se realizaram em Lisboa, nos dias 11 e 15 de novembro, respetivamente, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o diretor-delegado dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA), Ricardo Aparício, a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos Urbanos, Sandra Rodrigues, e o chefe da Divisão de Obras e Serviços de Águas dos SMA, Mariz Marques.

- Publicidade -

Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, considerou que “estas distinções são o fruto do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos últimos anos e que hoje os nossos Serviços Municipalizados sejam dados como exemplo nacional pelo desempenho de excelência”.

Serviços Municipalizados de Abrantes distinguidos com Prémio de Excelência e 3 selos de qualidade de água e resíduos. Foto: CMA

Os prémios são uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente, e visam distinguir as entidades gestoras que, no exercício do ano 2019 e 2020, se destacaram pelo seu bom desempenho, sendo os prémios respetivos entregues nos anos seguintes. A cerimónia do ano passado não se realizou devido à pandemia.

LISTA DE PREMIADOS

VERTENTE RESÍDUOS

A cerimónia solene de atribuição, vertente resíduos, nas edições de 2020 e de 2021, teve lugar no dia 11 de novembro de 2021, integrada no 15º Fórum Nacional de Resíduos em Lisboa e abrangeu entidades gestoras que prestam serviços de gestão de resíduos urbanos. Entidades gestoras distinguidas:

Edição 2020

Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

– CM de Ílhavo
– SM de Castelo Branco
SM de Abrantes

Prémio de Excelência do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

SM de Abrantes

Edição 2021

Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

– CM de Amadora
– CM de Aveiro
– CM de Ílhavo
– CM de Oliveira do Bairro
– CM de Porto de Mós
– EMAP – Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA
SM de Abrantes
– SM de Castelo Branco

Prémio de Excelência do do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor)

– EMAP – Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA

Municípios distinguidos com o Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor) 2021. Foto: DR

Na região, com os selos de qualidade exemplar de água para consumo humano relativos a 2019 foram ainda agraciados os trabalhos desenvolvidos pela Águas de Ourém, Aquanena, e SMAS de Tomar e, relativos a 2020, a Águas de Ourém, Câmara Municipal de Constância e Serviços Municipalizados de Abrantes.

A Abrantaqua foi uma das empresas que recebeu o selo de qualidade para o uso eficiente da água relativo a 2020.

Constância recebeu Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano

O Município de Constância foi distinguido com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano 2021, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no âmbito da 16º Expo Conferência da Água, um evento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, e do Vereador do Ambiente, Pedro Pereira.

Constância recebeu Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano. Foto: CMC

Para o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Oliveira, «o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano» revela o grande esforço que o Município desenvolveu para cumprir todos os critérios previstos no respetivo regulamento, mas, sobretudo, é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos funcionários do Município em prol da excelência na prestação deste serviço à comunidade».

O Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano é uma iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) e do jornal Água & Ambiente, a qual distingue anualmente as entidades com desempenhos de referência na prestação destes serviços.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome