Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: Santinho Mendes sagra-se bi-campeão nacional de ralycross

O piloto abrantino António Santinho Mendes, 15 anos, sagrou-se este fim de semana bicampeão nacional de ralicross no escalão de iniciados, Super Iniciação 1400, após conquistar o troféu disputado em Montalegre.

- Publicidade -

“É a primeira vez que um piloto conquista em dois anos seguidos o título de campeão nacional. Nunca tinha havido um bi-campeão”, destacou ao mediotejo.net Vitor Mendes, o pai do jovem piloto de Abrantes. “Nas sete provas disputadas o António vendeu 5, numa outra ficou em 2º lugar, e noutra foi desclassificado por um alegado problema com os pneus. Foi uma desclassificação injusta e a prova de ontem foi como que de raiva e uma demonstração de toda a sua valia, para quem ainda tinha dúvidas””, frisou.

António e Vitor, pai e filho, celebram o título de bi-campeão nacional de ralycross
António e Vitor, pai e filho, celebram o título de bi-campeão nacional de ralycross. Foto: DR

- Publicidade -

António Santinho Mendes sagrou-se assim campeão nacional 2016, conquistando o seu segundo título da Iniciação, e sendo, deste modo, o primeiro bi-Campeão de Iniciados, um feito que vem na linha dos títulos de campeão já obtidos pelo seu pai e pelo seu avô, no mundo automóvel. “É algo que marca a nossa família e um gosto que se tem transmitido de geração em geração”, observa Vitor Mendes.

Santinho Mendes, avô do jovem António, entre outros títulos conquistados, foi Campeão de Autocross. Vitor Mendes, pai de António, também tem no seu curriculum o titulo de Campeão Nacional de Autocross. O jovem António Santinho Mendes, assegura a terceira geração de Campeões de off-road na família.

sm1
Família Santinho Mendes: três gerações de campeões nacionais. Foto DR

Aos 15 anos, Santinho Mendes vai para o 10º ano de escolaridade, em Abrantes, e pratica ainda atletismo no Sporting Clube de Abrantes, orientado por Susana Estriga, tendo obtido este ano o melhor tempo nacional nos 100 metros barreiras.

“Os estudos serão sempre a prioridade”, observa Vitor Mendes. “Primeiro os estudos, depois o atletismo e os automóveis”, prioriza o pai Mendes, que tem dado o máximo apoio ao atleta acompanhando-o em todos os momentos da sua vida de estudante e de desportista.

A última prova disputa-se dia 2 de outubro em Sever do Vouga.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here