Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Rotary Club promove palestra sobre o “SNS Antes, Durante e Pós-Covid”

O Rotary Club de Abrantes (RCA) promove mais uma palestra online, desta vez com o titulo “SNS Antes, Durante e Pós-Covid”, sendo o tema para a conversa com o especialista Rui Tato Marinho. A sessão decorre na terça-feira, dia 16 de fevereiro, às 21h30, e é aberta a todos os interessados.

- Publicidade -

- Publicidade -

Rui Tato Marinho, fez o internato geral no Hospital Distrital de Abrantes, tendo passado entre outros serviços pelo serviço de Gastroentrologia à data chefiado pelo Dr. Rui Pereira Coelho. Atualmente é diretor do serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital Santa Maria, em Lisboa.

Há 30 anos que Rui Tato Marinho cuida de pessoas com Hepatite C, tendo acompanhado a evolução extraordinária que se fez no combate a esta doença. Numa entrevista ao Jornal Médico afirmou: “Acredito que a partir desta dinâmica com a hepatite C – conhecermos os fatores de risco, os testes, os tratamentos e o que acontece às pessoas – seja possível agora aproveitar este know-how todo para o mundo da covid.”

- Publicidade -

Este médico hepatologista, professor associado com agregação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fez, ao longo da sua carreira, uma opção pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). E é sobre as alterações que a pandemia introduziu neste grande sistema público que falará na palestra organizada pelo RCA.

Para além da atividade centrada em hepatites víricas, Rui Tato Marinho é também especialista em carcinoma hepatocelular e em todas as patologias que afetem o fígado, nomeadamente as que resultam de adições, como o alcoolismo. Por esta sua atividade, foi já reconhecido com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.

O especialista, que também preside à Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, é um forte defensor da humanização do sistema de saúde. Para além disso, faz voluntariado, pratica desporto desde pequeno e orgulha-se de ter uma família coesa. Em tempos de covid, continua atento aos novos desafios que se colocam aos profissionais de saúde.

A palestra decorrerá através da plataforma Zoom, na qual Rui Tato Marinho partilhará a reflexão que faz sobre o papel do SNS, neste momento particular.

Os interessados em assistir e participar devem enviar uma mensagem para o e-mail: palestrasrcabrantes@gmail.com manifestando essa vontade, recebendo depois o link para a palestra.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome