O Rotary Club de Abrantes (RCA) promove mais uma palestra online, desta vez com o titulo “SNS Antes, Durante e Pós-Covid”, sendo o tema para a conversa com o especialista Rui Tato Marinho. A sessão decorre na terça-feira, dia 16 de fevereiro, às 21h30, e é aberta a todos os interessados.
Rui Tato Marinho, fez o internato geral no Hospital Distrital de Abrantes, tendo passado entre outros serviços pelo serviço de Gastroentrologia à data chefiado pelo Dr. Rui Pereira Coelho. Atualmente é diretor do serviço de Gastrenterologia e Hepatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital Santa Maria, em Lisboa.
Há 30 anos que Rui Tato Marinho cuida de pessoas com Hepatite C, tendo acompanhado a evolução extraordinária que se fez no combate a esta doença. Numa entrevista ao Jornal Médico afirmou: “Acredito que a partir desta dinâmica com a hepatite C – conhecermos os fatores de risco, os testes, os tratamentos e o que acontece às pessoas – seja possível agora aproveitar este know-how todo para o mundo da covid.”
Este médico hepatologista, professor associado com agregação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fez, ao longo da sua carreira, uma opção pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). E é sobre as alterações que a pandemia introduziu neste grande sistema público que falará na palestra organizada pelo RCA.
Para além da atividade centrada em hepatites víricas, Rui Tato Marinho é também especialista em carcinoma hepatocelular e em todas as patologias que afetem o fígado, nomeadamente as que resultam de adições, como o alcoolismo. Por esta sua atividade, foi já reconhecido com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.
O especialista, que também preside à Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, é um forte defensor da humanização do sistema de saúde. Para além disso, faz voluntariado, pratica desporto desde pequeno e orgulha-se de ter uma família coesa. Em tempos de covid, continua atento aos novos desafios que se colocam aos profissionais de saúde.
A palestra decorrerá através da plataforma Zoom, na qual Rui Tato Marinho partilhará a reflexão que faz sobre o papel do SNS, neste momento particular.
Os interessados em assistir e participar devem enviar uma mensagem para o e-mail: palestrasrcabrantes@gmail.com manifestando essa vontade, recebendo depois o link para a palestra.
A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.