- Publicidade -
Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Abrantes | Rotary Club assinala 40 anos em atividade e mais de 700 bolsas de estudo atribuídas

O Rotary Club de Abrantes celebrou 40 anos em atividade (1980-81/2020-21) numa cerimónia onde foram homenageados alguns rotários e instituições do concelho. A grande bandeira dos rotários tem sido o apoio aos estudantes, sendo que, até hoje, foram atribuídas 718 bolsas de estudo, patrocinadas pelos rotários, Município de Abrantes, empresas e cidadãos a título particular. 

- Publicidade -

Em Abrantes, conta já 40 anos ao serviço da comunidade, desde 20 de maio de 1981, num balanço “extremamente positivo”, começa por dizer o presidente do clube Joaquim Melo dos Santos ao nosso jornal, explicando que o Rotary “não é uma sociedade secreta. As nossas reuniões são abertas e as pessoas podem assistir”, esclarece.

Lembrando que várias personalidades da sociedade portuguesa são rotários, como por exemplo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, declara que a sua missão “é servir”. Para Joaquim Melo dos Santos, o Rotary “faz a diferença na comunidade, não só para quem recebe mas também para quem dá”. Nota que, devido à situação epidemiológica da covid-19, o clube “tem recebido muitas solicitações” para apoio social.

- Publicidade -

O Rotary começou com a visão do advogado norte-americano Paul Harris. Formou o clube de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras. Paulatinamente, o Rotary ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários.

Joaquim Melo dos Santos, presidente do Rotary Club de Abrantes: Créditos: mediotejo.net

Nestes 40 anos de serviço à comunidade, o Rotary Club de Abrantes tem desenvolvido vários projetos a saber: o rastreio visual e auditivo feito a milhares de alunos do 1º ano das escolas dos concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal entre 2002 e 2016. O curso de Liderança em parceria com RAME de Abrantes, com a participação de centenas de jovens nas 10 edições realizadas entre 2009 e 2019 (em 2020 a pandemia impediu a realização do curso e em 2021 também não terá lugar).

A formação em suporte básico de vida para estudantes do ensino secundário das escolas Dr. Manuel Fernandes e Dr. Solano de Abreu e EPDRA. Um projeto iniciado em 2017 e que resulta numa parceria do Rotary Club, uma equipa de enfermeiros do Centro Hospitalar do Médio Tejo e as respetivas escolas (também suspensa este ano devido à pandemia).

Os presidentes do Rotary Club de Abrantes

Mas o projeto do clube abrantino com maior visibilidade na comunidade onde se insere é o das Bolsas de Estudo, iniciado em 1983, que tem crescido ao longo dos anos com principal destaque para as parcerias com a PEGOP desde 2004 e com o Município de Abrantes desde 2012, “permitindo um incremento bastante significativo do número de bolsas atribuídas”, dá conta o presidente.

Desde o início até hoje foram atribuídas 718 bolsas de estudo, patrocinadas pelo Município de Abrantes, empresas e cidadãos a título particular. Realça ainda que a nível nacional o Rotary Club de Abrantes é aquele que “atribui mais bolsas em Portugal”, sendo três dos seus bolseiros reconhecidos entre os melhores alunos a nível nacional.

Rotary Club de Abrantes assinala 40.º aniversário com distinções e homenagens, uma delas a Humberto Lopes. Créditos: mediotejo.net

Joaquim Melo dos Santos salienta igualmente a parceria estabelecida desde 2013 entre o Rotary, o Município de Abrantes, a Câmara Municipal da Ribeira Brava em Cabo Verde, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) que tem permitido a jovens cabo-verdianos prosseguirem estudos na cidade de Abrantes. Além disso, ao longo dos anos o clube tem apoiado várias instituições do concelho de Abrantes, Sardoal e Mação.

Devido à pandemia do SARS-CoV-2, desde março do ano passado mantém a sua atividade por videoconferência, realizando mensalmente palestras, com palestrantes locais e nacionais, inseridas na temática mensal.

Rotary Club de Abrantes assinala 40.º aniversário com distinções e homenagens. Paula Grijó recebeu das mãos de Augusto Morgado, um dos sócios fundadores do RCA, o Certificado de Apreço atribuído à Câmara Municipal. Créditos: mediotejo.net

Nesta cerimónia do 40º aniversário, o clube rotário homenageou “dois parceiros de longa data” entregando um Certificado de Apreço à Câmara Municipal de Abrantes, representada pela vereadora Ana Paula Grijó, instituição à qual os curadores da Fundação Rotária e os beneficiários de seus programas educacionais, humanitários e culturais agradeceram “a sua generosa contribuição”.

Também a Tejo Energia – PEGOP, pelos mesmos motivos, recebeu pelas mãos de Carlos Ribeirinho um Certificado de Apreço e foi ainda homenageado Humberto Lopes com um Diploma de Reconhecimento, que cumpre 25 anos de rotário, pelo “exemplar e dinâmico percurso, com elevado espírito de companheirismo, ao serviço da comunidade e na afirmação do ideal rotário”.

Rotary Club de Abrantes assinala 40.º aniversário com distinções e homenagens. Certificado de Apreço atribuído à PEGOP. Créditos: mediotejo.net

O Rotary Club de Abrantes “encontra-se bem inserido na comunidade abrantina”, pondo em prática o grande lema ‘dar de si antes de pensar em si’, acrescenta o presidente.

“Dentro das nossas possibilidades e com os recursos ao nosso alcance, temos cumprido os ideais e tarefas de Rotary, tendo bem presentes as quatro palavras que, na perspetiva do presidente do Rotary International, 2020-2021, Holger Knaack, refletem quem somos e o que realizamos como rotários: O Rotary Abre Oportunidades”, refere Joaquim dos Santos.

Na celebração, que decorreu na sede do Rotary Club de Abrantes, com emissão através de videoconferência, Júlio Miguel também foi agraciado, desta vez com o galardão Paul Harris (fundador do Rotary).

Rotary Club de Abrantes assinala 40.º aniversário com distinções e homenagens. Júlio Miguel foi agraciado com o galardão Paul Harris. Créditos: mediotejo.net

Joaquim Melo dos Santos, no seu discurso, deixou ainda uma saudação especial aos três sócios fundadores no ativo e presentes na cerimónia: Augusto Morgado, João Tavares e José Rodrigues. Fazem parte do grupo inicial de 23 sócios que fundaram o clube em 1981 e, esta terça-feira, tiveram a missão de partir o bolo de aniversário.

Os fundadores do Rotary Club de Abrantes

O Rotary Internacional, fundado em 23 de fevereiro de 1905, como o próprio nome indica, trata-se de uma organização internacional dedicada à prestação de serviços humanitários e educacionais, constituído por pessoas que se preocupam, de forma voluntária, em melhorar a qualidade de vida dos seus semelhantes nas respetivas comunidades e em todo o mundo. O Rotary é uma entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, aberta a todos as culturas, raças ou credos.

Internacionalmente tem desenvolvido uma luta contra a poliomielite desde 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Recorda-se que em 1988, a doença assolava ainda 125 nações; hoje, apenas três países continuam endémicos: Paquistão, Afeganistão e Nigéria.

O Rotary Club desenvolve projetos comunitários de prestação de serviços, apoia jovens no desenvolvimento da sua educação escolar e profissional e fomenta o companheirismo como elemento capaz de criar novas amizades e proporcionar oportunidades de servir de acordo com o referido lema.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome