Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Abrantes | Quatro alunos formados na ESTA voltam como profissionais

Na semana em que os atuais finalistas da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) se preparavam para queimar as suas fitas, como sinal de conclusão da etapa que é o seu curso superior, quatro jovens profissionais formados nesta escola do Instituto Politécnico de Tomar voltaram à cidade que os acolheu como estudantes. Vieram a Abrantes no âmbito das “Redes de Comunicação”, o encontro anual da Licenciatura em Comunicação Social, com um brilhozinho nos olhos e com muita vontade de transmitir as experiências entretanto adquiridas a quem, agora, se senta nas mesmas cadeiras.

- Publicidade -

O último dia do encontro foi marcado pela presença de dois ex-colegas de turma: Selma Manjee, que optou pela via da Comunicação Empresarial, e Gabriel Soeiro Mendes, que seguiu pela área do Jornalismo. A formação que tiveram dotou-os de competências que hoje lhes permitem serem profissionais que atuam em diferentes áreas, mas as suas características pessoais e a sua forma de estar no mercado de trabalho transformaram-nos em profissionais sempre atentos às novas tendências e às novas possibilidades do mundo da Comunicação.

selma_manjee

- Publicidade -

Gabriel Soeiro Mendes terminou a licenciatura em Comunicação Social em 2006. Admite que ao voltar à ESTA se sentiu em casa e que foi uma “sensação maravilhosa”.  Conduziu um workshop de Fotografia, aproveitando a oportunidade para contar o seu percurso aos jovens que se preparam para enfrentar o mercado de trabalho.

Para além da sua carreira na gestão de conteúdos, este licenciado pela ESTA é autor de um blogue de fotografia de viagens – “Uma Foto, Uma História” – já premiado por três vezes. Aquilo que Gabriel Soeiro Mendes entretanto aprendeu permite-lhe deixar conselhos aos que também gostariam de ter um blogue de viagens ou de fotografia. Por exemplo: “ser autodidata, mas aprender com os melhores”; “mostrar apenas o melhor”; “ser multifacetado”; “criar uma marca”.

gabriel_soeiro_mendes

Embora reconheça que os alunos atuais são interessados e que têm uma postura participativa, nomeadamente colocando perguntas, Gabriel Soeiro Mendes notou que, em relação ao seu tempo “são menos pessoas, mas isso é a tendência atual”. Na altura o curso tinha cinco anos de duração e com a passagem para Bolonha passou a ter três.

Selma Manjee foi da mesma turma de Gabriel Soeiro Mendes, tendo concluído o bacharelato e depois rumado a Inglaterra, onde concluiu a sua formação. Atualmente é responsável pela comunicação da The Body Shop Portugal e regressou à ESTA para ajudar os atuais alunos a distinguirem-se de todos os outros.

Numa sessão intitulada “Brand you”, esta profissional de Comunicação conversou com os estudantes sobre a importância de se destacarem e de serem inovadores, aconselhando-os a criar experiências que sejam enriquecedoras para o seu portefólio. Deu como exemplos os estágios e os projetos de voluntariado, considerando que são excelentes formas de os alunos que vão concorrer ao mercado de trabalho se distinguirem dos restantes.

Selma Manjee aconselhou os alunos a serem criativos e a desenvolverem projetos durante o seu percurso académico, aproveitando o facto de estarem num ambiente protegido onde podem errar e falhar sem ter o impacto negativo e económico que teria se fosse no mercado de trabalho.

No momento de procurar emprego, a atenção que se dá a certos aspetos pode ser decisiva: “Descubram quem é que vai receber o vosso CV. Dirijam a carta à pessoa que vos vai receber. As pessoas vão ficar impressionadas por vocês o fazerem.” Conhecer-se muito bem, seguir as paixões, ser diferenciador e ter brio foram outros dos conselhos deixados por Selma Manjee.

Ana Clara

Ao longo da semana, outros dois licenciados em Comunicação Social pela ESTA partilharam as suas experiências. Ana Clara integrou a primeira turma e seguiu uma carreira no Jornalismo. Passou por vários órgãos de Comunicação Social, sendo atualmente chefe de redação da revista “O Instalador”. José Brízida é de uma ‘fornada’ mais recente e seguiu o perfil de Comunicação Empresarial. Depois de passar pelo mundo das Agências de Comunicação, tem vindo a especializar-se no desenvolvimento e análise das redes sociais de modo a potencializar a comunicação das marcas no ambiente digital. Há menos de um ano lançou a sua própria empresa: Letra Cinética.

José Brízida

O regresso de ex-alunos à ESTA cumpre, simultaneamente, dois dos objetivos das “Redes de Comunicação”: o contacto com profissionais reconhecidos pelo mercado de trabalho e a continuidade dos laços criados entre estudantes e instituição de ensino.

Elsa Custódio, aluna de Comunicação Social (com edição de Hália Costa Santos)

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -