- Publicidade -

Quinta-feira, Janeiro 20, 2022
- Publicidade -

Abrantes | Proposta de criação de cartão “Abrantes +Turismo” aprovada por unanimidade em assembleia

Foi aprovada na última sessão de assembleia municipal de Abrantes a proposta de recomendação do PSD para criação do Cartão “Abrantes+Turismo”, uma estratégia que segundo o deputado José Miguel Vitorino “permita agregar não só o município, parece-me que tem sido o único interessado a promover o turismo em Abrantes, mas também as outras pessoas que podem capitalizar os investimentos turísticos”. O executivo aceitou a proposta, ainda que esta tenha acabado por não ser apresentada pelo adiantar da hora e por se encontrar no último ponto da ordem do dia. A assembleia aprovou por unanimidade esta proposta de recomendação.

Na proposta, que foi enviada à comunicação social, refere o PSD que “a estratégia de turismo de Abrantes deve passar por: i) tornar a informação mais acessível e a sua aquisição mais célere; ii) envolver as diversas entidades que podem beneficiar do turismo local; iii) criar incentivos que estimulem o consumo da oferta turística prestada por aquelas entidades”.

- Publicidade -

Nesta senda, a bancada social democrata propõe que seja criado um cartão, dando exemplo do «Cartão Abrantes + Turismo», “em suporte físico ou digital, possível de ser adquirido por qualquer pessoa, ao qual venha associado um guia, contendo toda a atividade com potencial turístico do concelho e uma série de descontos em atividades, serviços ou bens”. Propõe ainda o partido que “seja desenvolvido o contacto com as entidades interessadas que promovem atividades, prestam serviços ou disponibilizam bens de interesse turístico, para que estas se associem ao mesmo cartão”.

Recorde-se que, na sessão de assembleia, à chegada do último ponto da ordem do dia, a presidente da CM Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, alegou o adiantar da hora bem como o cansaço dos presentes como sendo fatores impeditivos de discutir o tema, mas ainda assim assumiu, previamente à intervenção do deputado José Miguel Vitorino (PSD), que o executivo da CMA iria aceitar a proposta da bancada do PSD.

- Publicidade -

“A CMA aceita a vossa proposta como recomendação, porque entende que é uma mais-valia, mas no fundo, são coisas que nós muitas delas já estamos a fazer, no âmbito do trabalho que estamos a desenvolver na Comunidade Intermunicipal, no âmbito do marketing territorial, e que está a ser feito aqui em Abrantes”, acrescentando haver trabalhos no sentido de criar um Conselho Municipal para o Turismo.

A autarca explicou ainda que o executivo aceita a proposta como “recomendação para integrar na discussão que vier a ser feita”, dizendo poupar o deputado do PSD à apresentação da mesma, uma vez que todos os deputados já haviam tomado conhecimento do documento em causa. “Eu já me comprometi com a vossa líder de bancada” em remeter um texto através dos serviços da câmara a confirmar essa aceitação do contributo do PSD, disse Maria do Céu Albuquerque.

- Publicidade -

De todo o modo, José Miguel Vitorino (PSD) explicou que o que se pretende é a criação de um cartão “que permita agregar não só o município, parece-me que tem sido o único interessado a promover o turismo em Abrantes, mas também as outras pessoas que podem capitalizar os investimentos turísticos”.

Apesar da aceitação prévia por parte do executivo municipal, na pessoa da autarca Maria do Céu Albuquerque, o deputado social democrata referiu preferir que “a deliberação fosse da assembleia, porque acho ganhava outra força e acho que é fundamental”. A proposta de recomendação acabaria por ser aprovada por unanimidade, sem mais intervenções.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome