Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: Projeto + Vida abrange põe a mexer utentes de 14 lares e centros de dia do concelho

“+ Vida” é o nome do projeto da Câmara Municipal de Abrantes que está a decorrer em 14 instituições do concelho onde, todas as semanas, há aulas de desporto que “põem a mexer” os idosos.

- Publicidade -

Com o apoio técnico do serviço de desporto da autarquia, este é um programa que desenvolve a autonomia funcional dos idosos, melhorando a auto estima e reduzindo o stress e contribuindo para uma melhor saúde. Os idosos participam em atividades corporais, adequadas à sua condição física, como caminhadas, ginástica funcional, jogos tradicionais ou hidroginástica. As ações decorrem em espaços inerentes à própria instituição e, noutras ocasiões, em equipamentos desportivos municipais.
A edição deste ano teve início em meados de novembro e vai prolongar-se até 30 de junho de 2016, envolvendo cerca de 267 utentes de 14 instituições no âmbito da 3ª Idade (centros de dia e lares), que participam numa aula semanal, somando 495 aulas no total.
O programa culmina com a realização do Encontro Gerontolímpico durante o qual se reúnem todos os utentes das instituições abrangidas pelo projeto, num convívio social.

Segundo Luís Dias, vereador responsável pelo pelouro do Desporto, “ o Projeto + Vida faz parte da nossa linha estratégica de intervenção e está integrado no Projeto Educativo Municipal mas é um projeto de educação não formal, alicerçado na promoção de hábitos de lazer, associado a uma vida saudável”.

- Publicidade -

“Estamos a falar de várias práticas desportivas que vão desde os simples exercícios de mão, tendo em conta o nível de mobilidade de cada um dos participantes, incluindo também jogos tradicionais, e inclui vindas pontuais às piscinas municipais e à cidade desportiva”, refere Luís Dias salientando que este “é um programa de desporto em que a nossa intenção é promover a prática desportiva como aumento de qualidade de vida dos utentes”.

Este é um projeto que já se realiza desde janeiro de 2005 no entanto, “este ano alargou-se a todas as freguesias do concelho de Abrantes”.

Entrou no mundo do jornalismo há cerca de 13 anos pelo gosto de informar o público sobre o que acontece e dar a conhecer histórias e projetos interessantes. Acredita numa sociedade informada e com valores. Tem 35 anos, já plantou uma árvore e tem três filhos. Só lhe falta escrever um livro.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here