Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Programa de reciclagem da Valnor vai dar dinheiro às escolas

A Valnor encontra-se a implementar o Programa Ecovalor, que vai ser dinamizado no decorrer do ano letivo 2018-2019, em todas as sedes de Agrupamentos escolares dos municípios da área de abrangência, incluindo Abrantes, Gavião, Mação, Ponte de Sôr, Sardoal, Sertã e Vila de Rei. A novidade foi levada a reunião de Câmara de Abrantes, esta terça-feira 16 de outubro, pelo vereador Manuel Valamatos (PS) responsável pelos Serviços Municipalizados de Abrantes.

- Publicidade -

Pretende-se que os estudantes do concelho “possam recolher plástico, embalagens, cartão, tudo da área do seletivo, e com isso as escolas possam receber dinheiro” ou seja, “que reverta a favor das escolas” disse o vereador Manuel Valamatos, acrescentando que apesar da componente financeira “a parte mais importante é de sensibilização dos alunos nas matérias que envolvem o nosso futuro coletivo”.

O programa Ecovalor terá uma dinâmica de concurso entre os estabelecimentos de ensino participantes. Por cada saco de embalagens de plástico, metal e pacotes de bebidas entregue, a escola receberá 0,50 euros, e as melhores escolas de cada município serão recompensadas em maior valor.

- Publicidade -

Esta iniciativa, surge da importância que a Valnor refere reconhecer “na correta educação ambiental da comunidade em geral e da escola em particular com vista à formação de consciências mais preocupadas com a saúde da casa comum, procurando reduzir a quantidade dos resíduos geradas e contribuir para a correta separação multimaterial das embalagens, aumentado deste modo e em particular as quantidades de plástico, metal, pacotes de bebida, papel e cartão encaminhados para reciclagem”.

As ações a dinamizar, são apoiadas pelo Fundo de Coesão da União Europeia, através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e têm como objetivo, “educar, sensibilizar e promover, em toda a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares e ação educativa e famílias), uma maior informação sobre as vantagens de adotar comportamentos ambientalmente corretos no âmbito da valorização dos resíduos urbanos, e, através do contacto direto, motivar para uma alteração de comportamentos que permita melhorar o desempenho ambiental das municípios” lê-se no sítio da Valnor.

As ações de sensibilização a concretizar, estão integradas no âmbito de uma candidatura conjunta de 11 concessionárias do Grupo EGF, financiada em 85% pelo POSEUR que engloba o montante total de investimento de 1.395.705 euros.

 

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome