Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Programa de promoção da saúde oral renovado para crianças da região

O protocolo com a finalidade de manter operacional o programa de promoção da saúde oral no concelho de Abrantes, dirigido aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, vai ser renovado entre o Município e o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.

- Publicidade -

O programa abarca vários municípios da região do ACES do Médio Tejo,  sendo que as crianças são vistas por uma das três Higienistas Orais que trabalham neste Agrupamento de Centros de Saúde.

Ao abrigo deste programa, no ano de 2017, 116 alunos de várias escolas EB 1 do concelho usufruíram de tratamento dentário através de visitas a higienistas orais, correspondente a uma taxa de adesão de 97%, tendo sido aplicados cerca de 460 aplicações de selantes de fissura em dentes molares e/ou pré-molares definitivos e 116 aplicações tópicas de flúor.

- Publicidade -

Trata-se de um programa preventivo que tem a finalidade especifica de contribuir para reduzir os níveis de cárie dentária na dentição permanente dos adolescentes.

O protocolo de colaboração existe desde 2008, sendo renovado anualmente. Envolve o Centro de Saúde, os Agrupamentos Escolares e a Câmara Municipal. O transporte das crianças é garantido pela Câmara, sendo que em alguns casos são as Juntas de Freguesia a fazê-lo, no âmbito de protocolo estabelecido com a autarquia, na vertente dos transportes escolares.

“As crianças da coorte dos 7 anos são triadas na escola pela Higienista Oral e as que se apresentam livres de cáries dentárias nos dentes definitivos, são referenciadas para a consulta da Higienista Oral. Após a selecção das crianças, estas são convocadas pela profissional de saúde, através da Escola, para a consulta de higiene oral, sendo o seu transporte assegurado pela Autarquia/Juntas de Freguesia do concelho”, esclarece o ACES do Médio Tejo, em nota de imprensa.

O mesmo se passa em Constância e Sardoal, em que os alunos, das coortes de 7, 10 e 13 anos referenciados para tal,  são transportados até à consulta de higiene oral no centro de saúde de Alferrarede, em Mação, em quem que os alunos das mesmas idades e referenciados para tal,  são transportados até à consulta de higiene oral no centro de saúde de Mação, em Ferreira do Zêzere, em que os alunos, das coortes de 7, 10 e 13 são transportados até à consulta de higiene oral no centro de saúde de Ferreira do Zêzere, e em Alcanena, em que os alunos, das coortes daquelas idades e também referenciados para tal,  são transportados até à consulta de higiene oral no Edifício da Saúde Pública de Torres Novas.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome