Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: Pedro Sampaio é o novo treinador do Futebol Feminino do Estoril Praia

O abrantino Pedro Sampaio é o novo treinador da equipa sénior de futebol feminino do Grupo Desportivo Estoril Praia, que irá participar esta época na Primeira Liga Feminina. Nesta nova etapa da sua carreira terá como seu adjunto outro treinador de Abrantes, Pedro Silva.

- Publicidade -

O treinador abrantino, de 43 anos, vai ser o responsável máximo a nível técnico de um projeto que pretende consolidar a equipa estorilista no patamar mais alto do futebol feminino nacional e torná-la uma referência a nível sénior, mas também na formação.

Relembre-se que, com o intuito de reestruturar o futebol feminino em Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol convidou os Clubes que militavam na Liga Masculina a entrarem neste projeto. De todos os clubes convidados, os quatro que preencheram os requisitos necessários para a participação foram o Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga, Clube de Futebol “Os Belenenses” e o Grupo Desportivo Estoril Praia, que se juntarão em 2016/17 aos restantes 8 do campeonato nacional e aos dois que subirem à 1.ª categoria do futebol feminino português.

- Publicidade -

Sobre o convite para esta nova fase da carreira, o treinador abrantino explica ao mediotejo.net como surgiu: “Os responsáveis do Estoril tinham boas referências a meu respeito e consideraram-me a pessoa certa para coordenar o projeto do clube para o futebol feminino e para o novo campeonato que iria ser criado, a Primeira Liga Feminina.”

Mas a tarefa de Pedro Sampaio não se fica apenas pelo treino da equipa sénior. “Além de treinador da equipa sénior, vou coordenar todo o futebol feminino. O clube tem escolas de formação de futebol feminino para atletas dos 6 aos 12 anos, tem sub-15, e esta época, além do escalão sénior, vamos ter também sub-19”, referiu.

Os motivos para aceitar o desafio pouco tiveram a ver com a compensação financeira: “Não se pode dizer que vá ganhar dinheiro, porque não vou, mas a parte da evolução na carreira e o prestígio foram determinantes para me levar a aceitar este desafio.”

Claros são também os objetivos pedidos para esta época. “Não nos pediram nada que seja impossível. Pediram-me para formar uma equipa competitiva, capaz de lutar pela vitória nos jogos e que a consolide na Primeira Liga. A intenção é que, em duas a três épocas, estejamos a lutar por títulos. Caso eles apareçam esta época, excelente, embora não estejamos já a correr atrás desse objetivo”.

O treinador abrantino não vai ter uma época fácil. “Das 24 atletas que irão compor o plantel, apenas 8 transitam da época passada, pois perdemos 6 jogadoras seniores e mais algumas das sub-15 e sub-17 para o Sporting. Quer isto dizer que no plantel iremos ter 18 jogadoras novas no clube, apenas 4 têm mais de 22 anos, tendo a maioria entre os 16 e os 19 anos”.

A época vai começar no dia 1 de agosto e Pedro Sampaio terá como seu adjunto nesta nova etapa da carreira, outro treinador de Abrantes, Pedro Silva.

Pedro Sampaio tem 43 anos, é licenciado em Educação Física e possuí o Curso de Grau III de Futebol (Uefa Advanced).

Como jogador representou o Sport Abrantes e Benfica, o Sporting Clube de Abrantes, o Tramagal Sport União, Grupo Desportivo de Alcaravela, “Os Dragões” de Alferrarede e Abrantes Futebol Clube. Sagrou-se Campeão Distrital de Iniciados no Abrantes e Benfica, Campeão Distrital de Juniores no Sporting de Abrantes, Vencedor da Taça do Ribatejo no Tramagal Sport União e foi Campeão Distrital da 2ª Divisão de Seniores no GD Alcaravela e no Abrantes Futebol Clube.

SCA
Pedro Sampaio (terceiro em baixo da direita para a esquerda) foi Campeão Distrital de Juniores pelo Sporting Clube de Abrantes. Foto: DR

É treinador de futebol desde 2003, tendo começado no Sport Abrantes e Benfica, seguindo-se Abrantes Futebol Clube, Vilarregense Futebol Clube, União Desportiva Rossiense, Casa do Povo do Pego, “Os Dragões“ de Alferrarede. Desde há duas épocas que está ligado ao futebol feminino. Em 20014-2015 fez parte da equipa técnica do Clube Atlético Ouriense, tendo levado a equipa de Ourém a ser a primeira a nível nacional a ultrapassar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na época passada foi o treinador principal da equipa ouriense, tendo saído no final da fase regular.

Pedro Sampaio 1
Pedro Sampaio esteve ligado ao Clube Atlético Ouriense duas épocas. Foto: Carlos Vareta

Tem 41 anos e uma profissão que tudo tem que ver com jornalismo e informação... Engenheiro Eletrotécnico. O gosto pela informação desportiva ganhou-o ainda criança com o pai e a mãe na rádio. A informação escrita é uma nova aventura. Acredita que o desporto é fator de promoção e desenvolvimento regional e de aproximação "das gentes", pelo que noticiá-lo é um imperativo. Praticou várias modalidades, foi treinador e árbitro de basquetebol. É casado e tem uma filha que o obriga a correr. Colabora na Antena Desportiva da rádio Antena Livre, sendo a rádio uma das suas maiores paixões.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome