Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Os segredos de João Bento e Rita Mascate, campeões mundiais de cálculo mental (C/VIDEO)

Calculadora Humana

O João é de facto extraordinário!Reveja todos os feitos: www.rtp.pt/osextraordinarios

Publicado por RTP em Domingo, 8 de Janeiro de 2017

- Publicidade -

Quatro estudantes portugueses, dois deles de Abrantes, conquistaram em 2016 o título de campeões mundiais de cálculo mental no SuperTmatic , nos respetivos escalões, tendo João Bento, de 15 anos, de Abrantes, conquistado o título mundial pelo terceiro ano consecutivo e Rita Mascate, de 10 anos, também de Abrantes, assegurado o título mundial na primeira que participou no concurso. No programa da RTP, ‘Os Extraordinários’, João Bento voltou a mostrar por é considerado ‘a calculadora humana’.

João Bento, hoje com 15 anos, conquistou o 1º lugar no seu escalão e o segundo melhor tempo mundial de sempre, no total das 10 edições do concurso, com um tempo de resolução de 34, 1 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas, o 2º melhor tempo da história da competição, e com um tempo médio de resolução de 2,27 segundos por equação.

- Publicidade -

João Silva Bento, estudante do 8º ano na Escola Secundária Solano de Abreu, sagrou-se campeão mundial de cálculo mental pelo terceiro ano consecutivo, tendo rivalizado consigo próprio na obtenção do recorde mundial da prova, que já lhe pertence, tendo este ano despendido mais 7 centésimas de segundo, relativamente ao ano passado.

O 2º classificado, um aluno coreano (47’ 11”), ficou a uma distância de 13 segundos de João Bento. O terceiro lugar foi para a Escócia, com um tempo de 47, 40 segundos.

As vitórias valeram-lhe ganhar “motivação, planeamento e melhorar as notas a Matemática, sendo agora um aluno com melhor aproveitamento”, destacou o pai, Jorge Bento, a respeito do filho que é agora tri-campeão do mundo em cálculo mental.

No ano passado, João Bento conseguiu um tempo de resolução de 33,66 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas, pulverizando literalmente todos os resultados da competição. A vitória nos últimos dois anos deu a João Bento dois troféu de cristal e a possibilidade de jantar duas vezes com o então Presidente da República, Cavaco Silva, a convite deste.

“É tudo uma questão de cabeça, concentração e algum treino” resumiu João Bento, um jovem igual a tantos outros mas com uma capacidade invulgar para o cálculo mental.

Quanto ao resto, é um jovem que gosta de desporto, do Sporting, da sua bicicleta e de jogos de computador.

JOAO
João Bento (à direita) e o irmão mais novo. Os dois primeiros títulos valeram-lhe dois troféus de cristal e dois jantares com o ex-presidente da República, Cavaco Silva

Rita Mascate, 10 anos, no primeiro ano em que participou, e perante milhares de concorrentes de todo o mundo, foi a mais rápida com um tempo de resposta de 41, 44 segundos às 15 equações, dando um avanço de 5, 45 segundos à segunda classificada, (China), com 46, 89 segundos, e mais de 6 segundos ao terceiro classificado (Malta), que despendeu um tempo de 47, 40 segundos.

“Eu adoro tabuadas e estou sempre a fazer contas”, destacou Rita Mascate, tendo referido que soube da importância do seu feito pela reação do seu professor: “quando soube o resultado, o meu professor ficou muito espantado pelo que me pareceu que tinha sido bom”, disse a jovem campeã mundial.

“Ela gosta de fazer bem e trabalha sempre para ser a melhor, em vários domínios, é uma característica dela. É um resultado espetacular e que é motivador para ela”, destacou a mãe de Rita, Cristina Martins.

RITA
Rita Martins Mascate sagrou-se campeã mundial de cálculo mental 4º escalão, no primeiro ano em que participa na prova

Da escola da Chaínça, de Abrantes, saiu ainda um 9º lugar, ficando Simão Silva no ‘top ten’ mundial, ainda no 4º escalão, com o tempo de 49,99 segundos.

No total dos 9 escalões, Portugal conseguiu 4 primeiros lugares e a liderança na classificação geral.

A notícia foi confirmada no site da Eudactica, uma editora de materiais didáticos dedicados a estimular a agilidade mental e o desenvolvimento cognitivo, de acordo com a própria empresa.

A competição relativa aos Campeonatos SuperTmatik, que decorre anualmente e online, envolveu o ano passado 224 925 mil alunos de 48 nacionalidades diferentes.

*Peça publicada originalmente em maio de 2016

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome