Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Oito projetos vencem Orçamento Participativo 2018

Já são conhecidos os resultados da terceira edição do Orçamento Participativo promovido pelo Município de Abrantes, iniciativa que envolve 350 mil euros e que este ano vai contemplar a concretização de oito projetos, sendo o da requalificação do Largo dos Combatentes, em Tramagal, o que leva a maior fatia do bolo, com um investimento aprovado de 100 mil euros.  Com o maior número de votos e em 1º lugar ficou uma proposta da União de Freguesias de Alvega e Concavada, com o projeto de ‘Aquisição de veículo para transporte escolar na Freguesia de Alvega e Concavada’. Em 2º lugar, com o mesmo número de pontos, ficou o projeto ‘Brincar é aprender – valorização do espaço educativo exterior da Escola Básica Maria Lucília Moita’, para a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede.

- Publicidade -

Em primeiro lugar está a proposta nº 4 relativa ‘Aquisição de veículo para transporte escolar na Freguesia de Alvega e Concavada’, da proponente Vera Alexandre Catarino com 159 votos, no valor de 30 mil euros. Em ex aequo com os mesmos 159 pontos, a proposta nº 22 ‘Brincar é aprender – valorização do espaço educativo exterior da Escola Básica Maria Lucília Moita’, do proponente Rui Miguel Vicente Pereira da freguesia de Abrantes e Alferrarede, no valor de 90 mil euros. Em terceiro a proposta nº 6 igualmente da freguesia de Alvega e Concavada ‘Fitness, Saúde e Bem-estar para todos na União de Freguesias de Alvega e Concavada’ do proponente José Manuel Rodrigues Felício, com 158 pontos, no valor de 15 mil euros.

O quarto e quinto lugar vão para Rio de Moinhos, com as propostas ‘Desporto para todos – Implementação de um Wall4Sports no CE de Rio de Moinhos’, de Rui Manuel Vasco André, no valor de 80 mil euros, e ‘Embelezar o exterior da extensão de saúde e do Centro de Apoio a Idosos da freguesia de Rio de Moinhos’ de João Manuel Vasco André, no valor de 28,905 mil euros. Em sexto lugar a proposta nº 24 de António José Damas de Carvalho para ‘Requalificação do Largo dos Combatentes da Grande Guerra, em Tramagal’, no valor de 100 mil euros, conquistou 111 votos e foi também aprovada.

- Publicidade -

Foram ainda vencedoras as propostas que ficaram em 17º e 18º lugar na tabela de classificação tendo em conta o número de votos, uma da União de Freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo, do proponente António José Delgado Marques Morgado, ‘Bem vindos ao Rossio ao Sul do Tejo’ no valor de 2 mil euros, e outra da União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós da proponente Ana Fernanda Fernandes Ferreira ‘Comunicação no Espaço Público, em 4 pontos da localidade de Rossio ao Sul do Tejo’ também no valor de 2 mil euros.

A Câmara Municipal de Abrantes disponibiliza para o Orçamento Participativo do ano 2018 uma verba global de 350 mil euros, não podendo cada proposta ultrapassar o montante de 100 mil euros (incluindo o IVA), por forma a que mais projetos possam ser aprovados de forma disseminada pelas várias freguesias do território. Este ano foram assim aprovados oito projetos a concurso.

orçamento participativo municipal de Abrantes

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome