Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Outubro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Oito casos positivos de covid-19 detetados na Santa Casa entre utentes e funcionários

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes regista quatro utentes e quatro funcionários infetados com o novo coronavírus, confirmou esta segunda-feira ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Manuel Jorge Valamatos disse que vai arrancar hoje a vacinação contra a covid-19 nas IPSS e Casas de Acolhimento do concelho. O Município vai colaborar com as equipas do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo nesta ação de vacinação aos utentes e funcionários das instituições.

- Publicidade -

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, explicou ao mediotejo.net estar agendado “para hoje a partir das 14h30 a vacinação” contra a covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes. Mas devido aos casos de infeção por SARS-CoV-2 – dos quais foi informado no sábado – o processo fica adiado mas “a desenvolver noutros locais programados”.

Os profissionais da Santa Casa da Misericórdia encontram-se em isolamento profilático nas suas casas e os utentes em quarentena, indicou o presidente.

- Publicidade -

“Um utente encontra-se hospitalizado, um idoso com patologias muito complicadas”, aliás, “foi a família quem avisou a instituição”, disse o provedor da instituição, Alberto Margarido, que remeteu declarações para o presidente de Câmara, responsável pela Proteção Civil no concelho.

Os restantes utentes positivos encontram-se “de quarentena na instituição, isolados”, no sentido de não propagar a infeção, explicou por sua vez Manuel Jorge Valamatos.

A indicação de “má disposição” surgiu entre os funcionários que trabalham no apoio domiciliário. Por isso, “já foram todos testados. Quatro com teste positivo mas há resultados que ainda não chegaram”, notou Alberto Margarido.

Para serem testados, os restantes “profissionais e utentes” da Santa Casa, aguardam “indicações da delegada de Saúde Pública do Médio Tejo, a drª. Maria dos Anjos Esperança”, disse o presidente da autarquia.

No plano de vacinação permanece a Santa Casa, com a toma a ser administrada “ainda esta semana, a todos os profissionais e utentes daquela instituição que apresentarem teste negativo” para a covid-19, avançou Manuel Jorge Valamatos.

A vacinação arranca hoje em Tramagal, no lar Soltram, em Abrantes, no Lar Domus Pacis, e no CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes. Nos próximos dias, será a vez do processo decorrer em instituições no Pego, Mouriscas e Carvalhal.

Na resposta de lar, a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes conta com 120 trabalhadores e cerca de 105 utentes.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome