- Publicidade -

Terça-feira, Dezembro 7, 2021
- Publicidade -

Abrantes | No Dia da Cidade, acende-se “luz de esperança” na torre de telecomunicações

Abrantes vai assinalar o Dia da Cidade no domingo, dia 14 de junho, com algumas iniciativas online e cerimónias oficiais restritas ao público em geral, devido à covid-19. Em tempos de pandemia marcados pela incerteza e distanciamento social, o município vai acender uma “luz de esperança” de modo permanente a partir da torre de telecomunicações, no Alto de Santo António, no sentido de se constituir como um farol de esperança para toda a comunidade e “uma marca do momento que ficará para o futuro”.

- Publicidade -

“Vamos acender uma luz de esperança de forma permanente com a torre iluminada no Alto de Santo António, marco que fica para a história como forma de simbolizar o momento” que se vive a nível nacional, disse ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, à margem da cerimónia da assinatura de protocolos com as associações concelhias, no âmbito do FinAbrantes. “A torre de telecomunicações ficará com um conjunto de projetores fixos que ficarão a brilhar à noite, de forma contínua”, a partir das 21:30 de domingo, dia 14 de junho, deu conta Manuel Jorge Valamatos.

- Publicidade -

A Torre de Telecomunicações de Abrantes, que tem cerca de 75 metros de altura, transforma-se todos os anos numa árvore de Natal gigante através da ligação de cerca de 60 mil lâmpadas em 1.550 metros de mangueira LED, sendo a iluminação visível a cerca de 25 quilómetros de distância. A partir de domingo, a torre ficará “a emitir para sempre a emitir esta luz de esperança”, a que se juntarão em dezembro as tradicionais iluminações natalícias.

“Por esta ocasião”, lembrou o autarca, “estaríamos a abrir as festas de Abrantes (…) e o concelho em grande dinamismo e movimento. Para muita tristeza de todos nós não conseguir fazer isso este ano e vamos ter alguns apontamentos digitais [essencialmente culturais] para presentear a comunidade nesta data festiva e no dia 14 [de junho] comemorar as cerimónias oficiais do Dia da Cidade com algumas cerimónias circunscritas”.

O programa das atividades previstas para a celebração da Elevação de Abrantes a Cidade, vai contar com transmissão em digital no perfil do Facebook Oficial do Município Considerando as limitações do Estado de Calamidade Pública que o Pais atravessa, o Dia Comemorativo da elevação de Abrantes a Cidade, 14 de junho, às 10:00, na Praça Raimundo Soares, é restrito a convidados.

Em tempos de pandemia, Abrantes vai acender no dia 14 de junho uma “luz de esperança” permanente na torre de telecomunicações. Foto: DR

As Festas da cidade de Abrantes, que deveriam ocorrer de 9 a 14 de junho, foram canceladas e as respetivas verbas canalizadas para medidas de apoio aos serviços de saúde, famílias e empresas no âmbito da covid-19, anunciou a autarquia.

A informação foi tornada pública há algumas semanas pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes em reunião de executivo, tendo Manuel Jorge Valamatos (PS) afirmado “lamentar” a decisão da não realização daquele que é considerado “o maior evento cultural e desportivo do ano” em Abrantes, ao mesmo tempo que fez notar que “as questões da saúde pública estão em primeiro lugar”.

O presidente da autarquia adiantou ainda que as verbas previstas para a realização das Festas, que não quantificou, “estão a ser canalizadas para as medidas de apoio aos serviços de saúde, famílias e empresas”, tendo acrescentado que, “se não houver nada que justifique uma alteração, as Festas de Abrantes regressarão em 2021.

Manuel Jorge Valamatos adiantou a intenção de manter o figurino anunciado para 2020, e tentar o mesmo cartaz de artistas anunciados, caso dos London International Gospel Choir, Rita Guerra e Héber Marques (HMB), Mickael Carreira, Bárbara Bandeira, Os Quatro e Meia, José Cid & Quarteto e os Hotplay (banda de tributo a Coldplay), entre outros.

Festas de Abrantes decorreriam de 9 a 14 de junho e prometiam ser “as melhores de sempre”. Se tudo se proporcionar como todos anseiam, o evento regressa em 2021 com o mesmo cartaz e figurino. Foto: CMA

Relativamente ao Festival ao Alto e à Feira Nacional de Doçaria, a Câmara de Abrantes diz que “aguardará o desenrolar dos acontecimentos relativos à evolução da pandemia para ser tomada uma decisão” quanto a estas realizações.

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou na terça-feira, por unanimidade, a proposta de atribuição de Medalha de Mérito Municipal ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), onde se integra a unidade hospitalar de Abrantes. A Medalha vai ser entregue no domingo, dia 14 de junho, Dia da Cidade.

O programa do Dia da Cidade já é conhecido, sendo muito restrito em termos de participação pública devido à atual situação de pandemia. Além da entrega da Medalha de Mérito Municipal ao CHMT, nesta ocasião são habitualmente homenageados os funcionários mais antigos que  laboram na Câmara Municipal de Abrantes.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome