Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Maio 8, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | No 1º de Maio de 1974 a poesia esteve na rua (c/vídeo)

O 1º de maio de 1974 foi um dia histórico em muitas cidades do país, com o povo a sair às ruas sem medo, celebrando a liberdade conquistada a 25 de Abril, dando por terminada a ditadura que amordaçou o país durante 48 anos.

- Publicidade -

Em Abrantes começaram por juntar-se alunos do Liceu a grupos de operários da Metalúrgica Duarte Ferreira, que chegavam de autocarro do Tramagal e, de repente, a cidade encheu-se de gente. Milhares foram agradecer aos militares do Regimento de Infantaria nº 2 de Abrantes, depois de ouvirem discursos improvisados no Largo da Câmara.

Durante horas houve uma massa humana a pulsar nas ruas, sem destino concreto, querendo apenas fazer parte da mudança que a todos incluía: novos e velhos, ricos e pobres, intelectuais e homens do campo. Todos gritavam a plenos pulmões as palavras de ordem que acabavam de aprender, nessa língua desconhecida que era a liberdade. 

- Publicidade -

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome