Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Município estabelece parceria com Fundação Serralves

A Câmara Municipal e a Fundação de Serralves vão criar uma parceria que permitirá à autarquia integrar aquela fundação com o estatuto de “Câmara Fundadora Serralves” para além de criar condições de alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações e entidades locais à arte, à cultura, à sensibilização ambiental e às indústrias criativas, beneficiando a comunidade abrantina das competências especializadas desta fundação.

- Publicidade -

A minuta do protocolo foi aprovada esta terça-feira, 22 de novembro, em executivo camarário, por maioria, com a abstenção das vereadoras Elza Vitório, do PSD, e Ricardina Lourenço, da CDU.

O protocolo estabelece que a CMA deve investir um total de 100 mil euros, em prestações de 25 mil euros, a vencer no fim do mês de dezembro ao longo de 4 anos, a duração desta parceria, sendo considerado um apoio monetário àquela fundação.

- Publicidade -

Depois de assinado o protocolo será criado entre as duas partes um plano bianual de atividades para Abrantes.

Para a presidente da Câmara, Maria do Céu Albuquerque, esta parceria “é uma excelente iniciativa que no fundo nos liga aos melhores, o que permite criar aqui uma efetiva rede para a promoção dos investimentos que estamos a fazer”, referindo-se ao Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, ao Museu Charters d’Almeida, à galeria quARTel, à Fundação Figueiredo Ribeiro, aliado a “todo o património que nos encontramos neste momento a valorizar, nesta senda do estímulo ao turismo cultural que faz parte do Plano estratétigo que assenta na regeneração urbana para o nosso concelho e para a nossa cidade”, referiu na reunião de executivo camarário.

Foto: mediotejo.net
A minuta do protocolo foi aprovada na reunião de executivo desta terça-feira, com abstenção das vereadoras do PSD e da CDU. Foto: mediotejo.net

Enquanto Câmara Fundadora, a autarquia passará a ter um conjunto de “regalias”, entre outras: organização anual de uma exposição de arte contemporânea com trabalhos de artistas da Coleção Serralves; ações expositivas; entradas gratuitas para crianças até aos 12 anos e descontos nas entradas de jovens, estudantes até à licenciatura, bem como aos residentes no concelho com idades superiores a 65 anos; organização de visitas guiadas com desconto para jovens e seniores ao Museu e ao Parque de Serralves, assim como para os trabalhadores da Câmara e professores do concelho; colaboração com as escolas em programas pedagógicos nas áreas da cultura e do ambiente e participação especial em eventos como “Serralves em Festa”, “Festa do Outono” e em ciclos de conferências.

A Fundação poderá ainda colaborar com a Câmara em diversas iniciativas, como: organização de estágios de formação na área educativa; conceção e organização de ações de sensibilização ambiental nos espaços verdes das autarquias; conceção e organização de colóquios/seminários sobre temas ambientais; promoção de ações de formação para técnicos de jardinagem; desenvolvimento de programas que visam a inclusão social das populações mais desfavorecidas; formação pedagógica de agentes na área da arte contemporânea; entre outras.

Abrantes passará a integrar o conjunto de autarquias que já pertence à rede desta fundação, como Castelo Branco, Viseu, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Vila do Conde, Funchal, Oliveira de Azeméis, Maia, Ponta Delgada.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres: o conhecimento e o saber, a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome