Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Julho 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes: Mouriscas prestou homenagem a Francisco Domingos

Cerca de 50 pessoas marcaram presença em Mouriscas na cerimónia de homenagem a Francisco Domingos, engenheiro de profissão e que se destacou nesta freguesia do concelho de Abrantes nas áreas da política, desporto, da educação e do sindicalismo.

- Publicidade -

Na cerimónia, que decorreu no Largo Casal da Igreja e que contou com a presença do irmão do homenageado, Artur Domingos, da presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas, Maria Teresa Dinis e de outros eleitos da freguesia, da presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e do vereador Luís Dias, entre outros, foi inaugurada uma placa toponímica com o nome do mourisquense Francisco Domingos.

Francisco Domingos, nascido a 7 de dezembro de 1945 e falecido a 6 de outubro de 1999, fez parte da Delegação do Sindicato da Grande Lisboa, e foi responsável pela abertura da delegação regional em Abrantes. O homenageado foi ainda um dos fundadores da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), situada em Mouriscas, tendo permanecido enquanto subdiretor até à data da sua morte.

- Publicidade -

O engenheiro fez ainda carreira na política, sendo que em abril de 1974 foi membro do MDP/CDE e em 1975 aderiu ao PCP, tendo sido dirigente da Comissão Concelhia.

Esta cerimónia foi dinamizada por uma comissão organizadora da Junta de Freguesia de Mouriscas.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here