Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Abrantes | Milenar Oliveira do Mouchão, em Mouriscas, é candidata a Árvore do Ano

A Oliveira do Mouchão, em Mouriscas (Abrantes) é finalista ao concurso nacional que habilita a árvore portuguesa vencedora a concorrer à votação para a Árvore Europeia do Ano. Com 3.350 anos, a Oliveira do Mouchão, em Cascalhos, Mouriscas, tem um perímetro base de 11,2 metros, um perímetro à altura do peito de 6,5 metros e uma altura de tronco até às primeiras pernadas de 3,2 metros.

- Publicidade -

O concurso da Árvore Europeia do Ano, organizado pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC) surgiu no ano de 2011 e foi inspirado no popular concurso checo Árvore do Ano, organizado pela Czech Environmental Partnership Foundation. O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores dos diferentes concursos nacionais.

Em nota de imprensa, a autarquia de Abrantes apela agora a todos os cidadãos que participem votando na mais velha árvore do país, com 3350 anos, localizada na Freguesia de Mouriscas. O período de votação online decorre até às 23h59 (hora portuguesa) do dia 1 de dezembro, sendo que cada pessoa só pode votar uma vez.

- Publicidade -

O Concurso Nacional Árvore de Ano é organizado pela União da Floresta Mediterrânica, organização de Produtores Florestais que representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português.

Este ano, das 35 candidaturas recebidas, o júri constituído por: António Bagão Félix (autor do livro Trinta árvores), Rui Queirós (ICNF – processos de classificação de Arvoredo de interesse público) e António Gonçalves Ferreira (presidente da UNAC), selecionaram as 10 árvores que serão sujeitas a votação.

Cada uma destas árvores tem uma história e neste concurso ela é valorizada, tendo em conta o papel que tem da comunidade onde se encontra.

A apresentação pública dos resultados acontecerá no dia 2 de dezembro.

As votações online encontram-se abertas no link: https://portugal.treeoftheyear.eu/

 

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome